PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Exercícios Resolvidos de Geografia sobre o meio técnico-científico-informacional

1. (UNICAMP) "O meio geográfico em via de constituição (ou de reconstituição) tem uma substância científico - tecnológico- informacional. Não é um meio natural, nem meio técnico. A ciência, a tecnologia e a informação estão na base mesma de todas as formas de utilização e funcionamento do espaço, da mesma forma que participam da criação de novos processos vitais e da produção de novas espécies (animais e vegetais). (...) Atualmente, apesar de uma difusão mais rápida e mais extensa do que nas épocas precedentes, AS NOVAS VARIÁVEIS NÃO SE DISTRIBUEM DE MANEIRA UNIFORME NA ESCALA DO PLANETA. A geografia assim recriada é, ainda, desigualitária." (SANTOS, Milton, "Técnica, Espaço e Tempo", p. 51, grifo nosso)
a) Como a África subsaariana se situa em relação ao espaço geográfico mundializado? Qual a razão dessa situação?
R= a) Baixo nível de desenvolvimento econômico, infra-estrutura precária, exclusão da economia global, conflitos étnico-religiosos, processo de integração descontínuo, economia de subsistência com baixo poder aquisitivo.
2-(UFRN) A produção do espaço geográfico é um processo histórico e social caracterizado pela apropriação dos recursos naturais pela sociedade e pelo progresso técnico vigente em cada momento histórico. Assim, com o desenvolvimento técnico-científico-informacional, traço marcante do mundo atual, o espaço geográfico.
a) Passou a ser produzido de forma generalizada, tendo em vista a distribuição homogênea do sistema técnico em escala global.
c) Tornou-se mais denso em objetos artificiais, permitindo a aceleração dos fluxos da economia informacional.
c) Foi unificado pelo surgimento das cidades globais, devido à distribuição uniforme do sistema mundial de redes de informações.
d) Tornou-se globalizado, em virtude da universalização do acesso da população mundial aos objetos técnicos e informacionais.

3-(UFRN) A história da incorporação das técnicas no espaço geográfico passou por três etapas distintas: o meio natural, o meio técnico e o meio técnico-científico-informacional. Este é um meio geográfico onde o território inclui necessariamente ciência, tecnologia e informação. Ainda sobre o meio técnico-científico-informacional, pode-se afirmar:
a) Inicia-se antes da Segunda Guerra Mundial e apresenta uma divisão técnica e social do trabalho baseada na utilização intensiva de energia e de matéria-prima.
b) Começa após a Segunda Guerra Mundial e organiza o espaço sob a estruturação de redes, integradas virtualmente por meio das tecnologias da informação.
c) Surge no início do século XX e apresenta uma produção de objetos técnicos e culturais por meio de uma interação no espaço da ciência e da técnica.
d) Emerge nas últimas décadas do século XX e considera o espaço como produto exclusivo de reprodução da técnica e do uso de tecnologias de bases virtuais e digitais.

4-(MACKENZIE) Com a informatização e o desenvolvimento de novas tecnologias, é o setor que mais emprega mãode- obra no mundo e continua apresentando crescimento acelerado. Nele podem observar-se os efeitos da revolução técnico-científica na qualificação da mão-de-obra, onde o homem deixa de ser uma engrenagem, em vez de tarefas mecânicas pode exercer um trabalho mais criativo. (Moreira, Igor, in "O Espaço Geográfico")
O setor referido no texto é o
a) De tecnologia de ponta.
b) Siderúrgico.
c) De micro-informática.
d) Terciário.
e) Eletro-eletrônico.

5-(UFRN) Com o desenvolvimento do meio técnico-científico-informacional, o espaço geográfico tornou-se mais denso em objetos artificiais que apresentam um conteúdo cada vez mais elevado em ciência, técnica e informação. Nesse contexto, destacam-se os tecnopólos, que constituem espaços de
a) Atividades industriais de alta tecnologia que não dispõem de uma moderna rede de infra-estrutura que permita a aceleração do fluxo da economia informacional, contribuindo, assim, para a repulsão populacional.
b) Intenso desenvolvimento e concentração espacial dos setores de alta tecnologia, em função dos investimentos públicos e privados e da absorção de mão-de-obra migrante proveniente dos países do Sul.
c) Interconexão dos fluxos mundiais de informação e conhecimento, voltados para o desenvolvimento tecnológico, produzindo, assim, um novo meio geográfico adaptado às exigências da economia globalizada.
d) Inovações tecnológicas que estão localizadas principalmente nas antigas zonas industriais dos países asiáticos, com destaque para o Japão e a China, que são as maiores economias do mundo capitalista na atualidade.

6-(UFMT) "A rede que abraça todo o planeta - Internet a maior aventura tecnológica da história da
humanidade."(Revista "Veja", 01/03/10). Sobre a Internet e a revolução técnico-científica, julgue os itens a seguir.
( ) Viver numa sociedade industrializada requer, de todas as pessoas, um acesso rápido a um conjunto abrangente de informações. Esta é uma das principais vantagens da Internet.
( ) As inovações tecnológicas são positivas para o mundo subdesenvolvido pois geram empregos, melhorando a qualidade de vida da população.
( ) Um dos setores de ponta nos dias atuais é a biotecnologia e em particular é a engenharia genética. Através do mapeamento e da manipulação dos genes, é possível melhorar plantas e animais e produzir microrganismos para determinados usos.
( ) O custo de produção de microcomputadores no Brasil é bastante baixo. Como resultado os computadores aqui produzidos são mais baratos e de boa qualidade.
Assinale a sequencia correta abaixo:
a) VVVV.
b) FFFF.
c) FVFV.
d) VFVF.
e) VVFF.

7 -(UFRN) O modelo industrial predominante no século XX vem passando por um progressivo declínio, em
decorrência da Revolução Técnico-Científica, que inaugurou profundas mudanças no processo produtivo. Essa Revolução se caracteriza pelo:
a) Uso intensivo do petróleo como fonte de energia alternativa nas atividades que empregam tecnologia de ponta.
b) Aumento da produção de bens e serviços baseado na flexibilização produtiva e na agregação de conhecimento.
c) Crescimento da produção de bens e equipamentos, fundamentado na rigidez produtiva e na indústria de base.
d) Excessivo uso do carvão como fonte de energia para o desenvolvimento da indústria de alta tecnologia.

Um comentário:

Unknown disse...

nossa bem legal as questoes sobre o meio tecnico...