PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Questão de Vestibular de Geografia - Processo de desertificação no Nordeste brasileiro

 Questão de vestibular resolvida - Vestibular UFV 2007 - Processo de desertificação no Nordeste brasileiro

No dia 04 de junho de 2006 o programa Globo Rural apresentou uma reportagem sobre o processo de desertificação no Nordeste brasileiro, associado à pequena produção agrícola. Nessa matéria aparece
relatado o seguinte:
As áreas mais críticas ficam no sertão nordestino. Em Irauçaba (CE), a desertificação avança sobre a caatinga e faz surgir uma imensidão de areia; o mesmo ocorre no Seridó, entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba; em Cabrobó (PE), o solo degradado se transforma num tapete de pedras. Apesar de ser mais comum na Caatinga, o problema também pode surgir em outro tipo de ambiente. A maior área em desertificação do país é de Gilbués, sul do Piauí. (DESERTO Brasileiro. Disponível em: http://globoruraltv.globo.com.br. Acesso em: 23 jul. 2006.)
Em relação ao processo de desertificação no Nordeste brasileiro e sua associação à pequena produção agrícola, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) A maior parte da desertificação ocorre nas pequenas propriedades do sertão nordestino, aumentando a pobreza no campo e o processo de emigração.
b) A desertificação atinge as áreas produtoras de cana-de-açúcar, reduzindo a produção de álcool combustível.
c) O processo de desertificação é derivado das forças da natureza, devido às características edafoclimáticas
da região.
d) O desmatamento, o garimpo e as queimadas são outras práticas que aceleram o processo de desertificação.
e) A desertificação é um problema social e ambiental, pois torna a terra improdutiva e desprovida de vegetação, afetando a produção agrícola do pequeno produtor.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...