PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Questão de Geografia - ENEM 2012 - A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão

ENEM 2012 - A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo. MURTA, A. Energia: o vício da civilização. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 (adaptado).
Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida para promover a redução de seu uso estão indicados, respectivamente, em:
a) Aumento da poluição sonora – construção de barreiras acústicas.
b) Incidência da chuva ácida – estatização da indústria automobilística.
c) Derretimento das calotas polares – incentivo aos transportes de massa.
d) Propagação de doenças respiratórias – distribuição de medicamentos gratuitos.
e) Elevação das temperaturas médias – criminalização da emissão de gás carbônico.


RESPOSTA:
Letra C. 

O aumento da temperatura do planeta, provocado principalmente pela emissão de gases poluentes, afeta diretamente  no derretimento das calotes polares. Os gases estufas, que são produtos da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e carvão mineral, aumenta o nível do aquecimento global e intensifica esse processo de derretimento. Nesse sentido, uma medida para evitar mais danos seria o incentivo à diminuição do consumo de petróleo, utilizando-o em transportes de massa, ou seja, os que tenham capacidade de transportar mais pessoas que uma só vez.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...