PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de novembro de 2012

Exercícios Resolvidos de Geografia sobre domínios morfoclimáticos brasileiros

Exercícios Resolvidos de Geografia
1. UFRJ - Análises realizadas por organismos internacionais confirmam que os biomas brasileiros estão extremamente ameaçados. Em primeiro lugar nesse triste cenário destaca-se a Mata Atlântica, da qual restam apenas 8% da cobertura vegetal original. A seguir, vem o Cerrado, cuja superfície está reduzida a cerca de 15% e, sucessivamente, a Caatinga, os Manguezais, os Campos e, por fim, a Floresta Amazônica.

Não é sem razão que a Mata Atlântica e o Cerrado figuram como das mais ameaçadas entre as vinte e
cinco ecorregiões de maior biodiversidade do planeta. Deve-se considerar, ainda, que o processo de
devastação da Mata Atlântica iniciou-se há quatro séculos enquanto o do Cerrado vem ocorrendo há
apenas quatro décadas.

a) Apresente uma diferença climato-botânica existente entre a Mata Atlântica e o Cerrado.
O fato de a Mata Atlântica ser uma floresta tropical, enquanto o cerrado é constituído por uma vegetação do tipo savana; o clima da Mata Atlântica é bem influenciado pelo relevo, enquanto o cerrado apresenta um clima tropical típico.

b) Apresente duas razões geoeconômicas para o ritmo acelerado de devastação do Cerrado.
A expansãoda cultura da soja; a construção de Brasília na década de 1960; a abertura de estradas...

2. UFF - A devastação da vegetação original foi uma das marcas mais expressivas do modelo econômico adotado em nosso país. Atualmente, o desmatamento alcança quase 40% do território nacional, promovendo diferentes problemas socioambientais.
Brasil - Devastação vegetal
Relacione as atividades socioeconômicas predominantes na faixa litorânea do país com o processo de
desmatamento.
Resposta:
Predominam na faixa litorânea: A forte concentração das atividades industriais, comerciais e de serviços, responsáveis pela densa urbanização e, com esta, a devastação de matas e florestas. A expansão da agroindústria, apoiada na grande propriedade da terra, responsável pela ocupação de áreas
outrora cobertas pela vegetação original.

3. UFRGS - No artigo 225 da Constituição Brasileira de 1988, no Capitulo VI – Meio Ambiente – fica estabelecida a criação, em todas as Unidades da Federação, das denominadas Unidades de Conservação (UCs), como as descritas abaixo. Associe os domínios vegetais da coluna de cima com
as características de cada Unidade de Conservação na coluna de baixo.
I. Cerrado
II. Caatinga
III. Complexo do Pantanal
IV.  Mata Atlântica
Pertence  a classificação do bioma savana sendo   ultrapassada   em   extensão   somente   pela  Floresta  Amazônica.   Possui   fauna   rica,   com   ema,  siriema,   veado-catingueiro   e   onça-pintada,   vivendo  num   ecossistema   de   vegetação   campestre   earbustiva.
 
Localiza-se em uma área de planície deprimida com muitos rios e lagoas. Além do cervo, capivara e jacaré, sua fauna é rica em peixes e aves. A flora é  composta por gramíneas, capões de mata e espécies aquáticas.

Devido  ao  intenso  desmatamento,   permanece com cerca de 5% da sua área original. A vegetação é  rica em arvores de grande valor comercial, como a  peroba,   o   cedro,   o   jacarandá   e   outras.   Sua   fauna  possui várias espécies de mamíferos e aves.
a) I - II - III
b) I - III - IV
c) II – I - III
d)  II - I - IV
e) II - III - IV
 
4. UFMG Todas as alternativas apresentam características das áreas de cerrado no Brasil, EXCETO
A) Ocorrência de extensos campos úmidos que ocupam o topo dos chapadões no Brasil Central e que encerram importantes mananciais de água.
B) Ocorrência de solos profundos e ácidos que, adequadamente corrigidos, podem apresentar elevada produtividade agrícola.
C) Ocorrência de uma biodiversidade reduzida expressa pela sua significativa homogeneidade fisionômica.
D) Ocorrência de uma biomassa subterrânea onde raízes, rizomas e tubérculos são mais numerosos que a biomassa aérea de troncos e galhos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito obrigado, seu blog me ajudou, e muito, em um trabalho de geografia.

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...