Geografia

Conceito de Geografia - O que é Geografia?


A Geografia é a ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos, os quais são aspectos da superfície da Terra, considerada na sua distribuição e relações recíprocas. A Geografia estuda a superfície terrestre.

A origem etimológica do termo é derivada dos radicais gregos geo = "Terra" + graphein = "escrever". Descreve as paisagens que resultaram da relação entre o homem e a natureza. Desde a mais alta antiguidade o homem se preocupava com o conhecimento do espaço em que vivia (ambiente). Certas vezes esse conhecimento era uma resposta desejada pela curiosidade.5 Outras vezes tais conhecimentos tinham objetivos econômicos ou políticos. O conhecimento sistematicamente abordado da Terra é o objetivo específico da Geografia. A Geografia é uma disciplina que nasceu na própria época em que surgiu o homem. Mas o homem só categorizou a Geografia como ciência depois que a civilização grega floresceu.


Mapa da Terra
Na superfície da Terra são compreendidas quatro esferas: a atmosfera, a litosfera, a hidrosfera e a biosfera. É o habitat, ou meio ambiente. Nela vivem os seres humanos, os animais e as plantas.

A superfície da Terra é conhecida pela sua habitabilidade. Na superfície da Terra são apresentadas diversas características. Uma das características de maior importância é a complexidade interativa dos elementos físicos, biológicos e humanos. Dentre esses elementos podemos citar o relevo, o clima, a água, o solo, a vegetação, a agricultura e a urbanização. Outra característica é o fato de que o ambiente varia muito de um lugar para outro, conforme os lados antagônicos: de um lado o calor dos trópicos e, por outro o frio das regiões polares, a aridez dos desertos ao contrário das umidade das florestas equatoriais, a vastidão das planícies rebaixadas em contraposição à ingremidade das montanhas e as superfícies geladas e despovoadas em oposição às grandes metrópoles que ultrapassam os milhões de habitantes. Outra característica ainda é o registro regular dos certos fenômenos, como os climáticos. O registro regular dos fenômenos climáticos faz com que sua distribuição espacial seja generalizada por esses fenômenos climáticos. Os exemplos mais verdadeiros são a medições térmicas e pluviométricas. As medições térmicas e pluviométricas são os principais elementos climáticos para a agropecuária e outras atividades feitas pelo homem.

Na geografia há quatro preocupações particulares. Primeiro, onde o seu objeto se localiza. Segundo, como os fenômenos se inter-relacionam (em especial o modo como a humanidade e a território se relacionam, de modo igual que a ecologia).Terceiro, a regionalização. E, quarto, as áreas correlatas. Pela geografia são pesquisados os locais onde desenrola a vida das pessoas, de como os locais se distribuem acima da superfície terrestres e os fatores de ambiente, cultura, economia e fatores que se relacionam à recursos da natureza. Todos esses fatores têm influência nessa distribuição. Trata-se de uma tentativa de respostas e perguntas a respeito de como é possível uma região ser reconhecida pela população, modus vivendi,cultura e a respeito dos movimentos e relações ocorridas entre os locais diferenciados. Foi sistematizada como disciplina acadêmica em atribuição aos pesquisadores Alexander von Humboldt e Carl Ritter, que viveram no Século XIX. O profissional desta disciplina é o geógrafo.

Nenhum comentário: