PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Exercícios sobre Cidades Globais - com gabarito

Questão 01 - Albert Einstein (Medicina) - 2017/2 - “Na atual fase da economia global, é precisamente a combinação da dispersão global das atividades econômicas e da integração global, mediante uma concentração contínua do controle econômico e da propriedade, que tem contribuído para o papel estratégico desempenhado por certas grandes cidades, que denomino cidades globais.” SASSEN, Saskia. As cidades na economia mundial. São Paulo: Studio Nobel, 1998, p.16-17.
Partindo do texto acima, assinale a alternativa que caracteriza corretamente cidades globais:
a) estruturam-se como aglomerados urbanos e econômicos sendo centros vitais da dinâmica capitalista atual e estão localizadas apenas em países desenvolvidos.
b) definem-se como cidades de comando da economia mundial por se destacarem como centros financeiros e bancários e como polos de pesquisa em ciência e tecnologia.
c) definem-se como megacidades, pois é o total populacional o responsável por sua capacidade de polarizar a economia em vários aspectos como no caso do Mumbai.
d) organizam-se a partir de uma rede de serviços que as interligam pelo planeta. Também têm como característica serem consideradas centros sub-regionais de polarização urbana.

Questão 02 - UEL – VESTIBULAR 2014 - Leia o texto a seguir. Segundo a Globalization and World Cities Study Group & Network, atualmente são reconhecidas mais de 50 cidades globais no planeta, divididas em três grupos, por grau de importância, Alfa, Beta e Gama. (Adaptado de: INFOESCOLA. Cidades Globais. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2013.)
Sobre o conceito de cidade global, assinale a alternativa correta.
a) Aplica-se à junção de duas ou mais metrópoles nacionais, com elevado tráfego urbano e aéreo internacionais.
b) Aplica-se às cidades em áreas de conurbação com os maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta.
c) Define-se por cidades que possuem elevados índices de emprego e renda e que atraem imigrantes de várias partes do mundo.
d) Refere-se aos centros de decisão e locais geográficos estratégicos, nos quais a economia mundial é planejada e administrada.
e) Refere-se a um conjunto de regiões metropolitanas, que formam áreas com maior número de população do planeta.

Questão 03 - UFJF / PISM II (2005-2007) - Leia o texto. “Para avaliar se uma cidade é global, considera-se: o número de escritórios das principais empresas (em contabilidade, consultoria, publicidade, banco e consultorias) a sua rede financeira/bancária, de telecomunicações, etc.. As cidades globais são vetores importantes da globalização. Elas são sede de poder e por meio delas que a economia global é administrada, coordenada e planejada. Elas formam uma rede onde transitam os trilhões que alimentam os mercados financeiros internacionais. [...] Estudos recentes registram 55 cidades globais no mundo”. Fonte: Maria da Glória in: http://lite.fae.unicamp.br/revista/gohn.html Com base no texto, pode-se afirmar que cidade global é definida pela:
a) quantidade de habitantes.
b) localização geográfica.
c) influência supranacional.
d) economia sóciodemocrata.
e) reserva de biodiversidade.

Questão 04 - IMEPAC 2017 - Na atual organização urbana mundial, há cidades que, por desempenharem papel econômico e estratégico centrais, têm sido denominadas cidades globais por especialistas. Nesse cenário, distinguem-se cidades globais de Nível 1 – aqueles centros nodais das finanças internacionais, do comércio mundial, dos serviços internacionais de consultoria especializada e das instituições públicas multilaterais –, como também aquelas de Nível 2, que, apesar de não ocuparem o topo da hierarquia urbana mundial, conectam serviços, centros produtores e mercados em uma rede global.
Considerando essas informações, há, no Brasil, alguma cidade que atualmente seja categorizada como global pelos especialistas?
A) Não, pois apesar do grande contingente populacional abrigado em algumas cidades do país, nenhuma ainda ocupa posição de centro financeiro de significativa importância em escala mundial.
B) Não, pois o caráter periférico das economias do Sul desfavorece não só a consolidação de uma cidade global no espaço nacional, como também nos continentes sul-americano e africano.
C) Sim, pois é o caso da cidade de São Paulo, que constitui hoje o mais importante centro financeiro da América Latina e apresenta forte concentração de atividades do terciário superior.
D) Sim, pois todas as capitais estaduais da denominada região concentrada alcançaram a condição de cidades globais ao final do século XX, quando passaram a acolher sedes ou filiais de organizações internacionais.

Questão 05 - ENEM 2009 - Além dos inúmeros eletrodomésticos e bens eletrônicos, o automóvel produzido pela indústria fordista promoveu, a partir dos anos 50, mudanças significativas no modo de vida dos consumidores e também na habitação e nas cidades. Com a massificação do consumo dos bens modernos, dos eletroeletrônicos e também do automóvel, mudaram radicalmente o modo de vida, os valores, a cultura e o conjunto do ambiente construído. Da ocupação do solo urbano até o interior da moradia, a transformação foi profunda. MARICATO, E. Urbanismo na periferia do mundo globalizado: metrópoles brasileiras. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 12 ago. 2009 (adaptado).
Uma das consequências das inovações tecnológicas das últimas décadas, que determinaram diferentes formas de uso e ocupação do espaço geográfico, é a instituição das chamadas cidades globais, que se caracterizam por
A) possuírem o mesmo nível de influência no cenário mundial.
B) fortalecerem os laços de cidadania e solidariedade entre os membros das diversas comunidades.
C) constituírem um passo importante para a diminuição das desigualdades sociais causadas pela polarização social e pela segregação urbana.
D) terem sido diretamente impactadas pelo processo de internacionalização da economia, desencadeado a partir do final dos anos 1970.
E) terem sua origem diretamente relacionadas ao processo de colonização ocidental do século XIX.

Questão 06 - UP 2018 - Uma cidade global é um centro de gestão do território em escala planetária; concentra sedes de empresas multinacionais e de bancos em um volume desproporcionalmente grande. Poucas são as cidades globais “plenas” ou indiscutíveis. (SOUZA, Marcelo Lopes de. ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 168.)
Assinale a alternativa que identifica três cidades globais plenas.
a) Hong Kong, São Paulo e Cidade do México.
b) Nova Iorque, Londres e Tóquio.
c) Frankfurt, Paris e Roma.
d) Los Angeles, Berlim e Barcelona.
e) Rio de Janeiro, Madrid e Miami.

Questão 07 - Fatec Itu - Considere as afirmações a seguir sobre as cidades globais.
I – As cidades globais ganharam destaque na rede urbana mundial como centros articuladores dos fluxos gerados pela globalização econômica.
II – Estas cidades distribuem-se de forma dispersa por todos os continentes, pois o processo de globalização econômica tem expressão mundial.
III – As cidades globais concentram escritórios de empresas multinacionais, filiais e sedes das maiores instituições financeiras, além de empresas ligadas aos meios de comunicação.
IV – Por sua influência econômica constituem grandes espaços conurbados que ultrapassam os 10 milhões de habitantes.
Está correto o que se afirma apenas em
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

Questão 08 - IBMEC-RJ - Esta é uma clássica definição sobre as chamadas cidades globais: “As cidades globais são os principais centros financeiros e bancários do planeta. Concentram o controle administrativo de grandes empresas ou de organizações internacionais, além de serviços modernos e especializados”. As mais importantes cidades globais são:
a) Berlim, Nova York, Paris.
b) Los Angeles, Paris, Londres.
c) Washington, Moscou, Pequim.
d) Nova York, Londres, Tóquio.
e) Detroit, Estocolmo, Amsterdã

Questão 09- UNEMAT 2011/1 - “A globalização da produção transformou algumas metrópoles em centros da economia internacional. Esses centros urbanos formam uma rede urbana por onde transita a maior parte do capital que circula pelos mercados financeiros mundiais. São as empresas sediadas nestes centros que lançam inovações tecnológicas e comandam os serviços especializados para a indústria, como a publicidade e o marketing” (GUIMARÃES et al., 2007). Como esses centros urbanos são denominados?
a) Megacidades.
b) Centros Regionais.
c) Cidades Globais.
d) Conurbação Urbana.
e) Megalópoles.

Questão 10 - As Cidades Globais, no atual contexto da urbanização mundial, caracterizam-se por:
a) possuírem necessariamente mais de 10 milhões de habitantes.
b) apresentarem um grande número de fábricas, sobretudo indústrias de base.
c) serem densamente urbanizadas e gerarem influência sobre outras cidades no mundo.
d) não apresentarem vínculos com as atividades agropecuárias e mineradoras.

Questão 11 - UNIOESTE 2011 - 2ª Etapa - Sobre as cidades globais, assinale a alternativa correta.
A) São centros financeiros modernos, que concentram técnica e conhecimento, e independem do tamanho da população, como é o caso de Bruxelas.
B) Correspondem exclusivamente às capitais políticas dos países desenvolvidos, tendo como exemplo Paris.
C) Correspondem somente às dez mais populosas cidades do mundo, entre elas está Tóquio.
D) Estão concentradas nos países desenvolvidos e inexistem no continente africano e na América Latina.
E) São cidades planejadas que foram criadas no século XX, como Brasília.

Questão 12 - UFPR 2022 - O conceito de “cidade global” surgiu nos anos 1980 para o estudo das relações entre os processos de globalização e de urbanização. 
Sobre esse tema, é correto afirmar: 
a) As metrópoles classificadas como cidades globais são aquelas que apresentam grande relevância como centros financeiros, de serviços modernos e como sedes de empresas multinacionais. 
b) As metrópoles de países subdesenvolvidos tornam-se cidades globais quando suas populações superam 10 milhões de habitantes, pois assim os mercados dessas metrópoles alcançam relevância no comércio mundial. 
c) A globalização da economia tornou os territórios nacionais interdependentes e pacificou as relações entre países, de modo que as capitais nacionais perderam proeminência para os grandes centros econômicos. 
d) As cidades globais formam uma rede que concentra a maior parte da produção industrial do mundo, o que lhes confere proeminência no comércio internacional de produtos. 
e) O processo de urbanização completou-se na Europa antes do que nos demais continentes, razão pela qual as metrópoles europeias não atingem o mínimo de 10 milhões de habitantes necessários para serem classificadas como cidades globais.

Questão 13 - USP 2010 - Estudos sobre aglomerações urbanas dividem as cidades de acordo com o poder de polarização de cada uma na economia global. Quanto maiores a oferta de bens e serviços e a densidade e qualidade da infraestrutura urbana, maiores são o poder e a influência dessas aglomerações. São as chamadas cidades globais e, como exemplo, pode-se citar 
a) Nova York, Londres e São Paulo. 
b) Paris, Chicago e Cidade do Cabo. 
c) Tóquio, Los Angeles e Lagos. 
d) Cingapura, Hong Kong e Nova Délhi. 
e) Toronto, Pequim e Bogotá.

GABARITO
01 - B
02 - D
03 - C
04 - C
05 - D
06 - B
07 - B
08 - D
09 - C
10 - C
11 -A
12  -A
13 - A

Nenhum comentário: