PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 21 de julho de 2019

Sobradinho - Sá e Guarabyra - Disco Pirão de peixe com pimenta

Sobradinho - Sá e Guarabyra - Disco Pirão de peixe com pimenta - Youtube
Protestar contra a construção de represas, como fizeram Sá e Guarabira, em "Sobradinho", é um direito necessário à proteção do país, seus povos, animais e plantas. Os processos de decisão envolvem interesses conflitantes e cabe a nós, cidadãos, conhecer os fatos para poder protestar ou aceitar o que está sendo feito, antes que nossas florestas virem deserto, o mar vire sertão ou o contrário.  (Ciência para todos. Texto originalmente escrito por Adlane Vilas-Boas para o programa Ritmos da Ciência, da Rádio UFMG Educativa 104,5 FM, e adaptado por Laura Barroso).

Questões de Vestibulares e Enem - "Sobradinho - Sá e Guarabyra" - Geografia

1. ENEM 2011

SOBRADINHO
O homem chega, já desfaz a natureza
Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar
O São Francisco lá pra cima da Bahia
Diz que dia menos dia vai subir bem devagar
E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que 
dizia que o Sertão ia alagar.
SÁ E GUARABYRA. Disco Pirão de peixe com pimenta. Som Livre, 1977 (adaptado).
O trecho da música faz referência a uma importante obra na região do rio São Francisco. Uma consequência socioespacial dessa construção foi
A) a migração forçada da população ribeirinha.
B) o rebaixamento do nível do lençol freático local.
C) a preservação da memória histórica da região.
D) a ampliação das áreas de clima árido.
E) a redução das áreas de agricultura irrigada.

2. UFPB 2011 - Considere a letra da música de Sá, Rodrix e Guarabyra. 
Sobradinho 

O homem chega, já desfaz a natureza 
Tira a gente, põe represa, diz que tudo vai mudar 
O São Francisco lá prá cima da Bahia 
Diz que dia menos dia vai subir bem devagar 
E passo a passo vai cumprindo a profecia 
Do beato que dizia que o sertão ia alagar 
O sertão vai virar mar, dá no coração 
O medo que algum dia o mar também vire sertão 
Vai virar mar, dá no coração 
O medo que algum dia o mar também vire sertão 
Adeus Remanso, Casa Nova, Santo Sé 
Adeus Pilão Arcado, vem o rio te engolir 
Debaixo d'água lá se vai a vida inteira 
Por cima da cachoeira o gaiola vai subir 
Vai ter barragem no salto do Sobradinho 
E o povo vai se embora com medo de se afogar 
Remanso, Casa Nova, Santo Sé, Pilão Arcado, Sobradinho adeus, adeus. Fonte: CD: Outra vez na Estrada, Som Livre, 2001. 

O Rio São Francisco é utilizado de forma múltipla pelo homem e tem importância fundamental na integração e desenvolvimento do Brasil. Essa utilização intensa gerou riquezas para o país ao mesmo tempo em que trouxe, também, sérios prejuízos ambientais. Com base no texto e na literatura sobre o assunto, é correto afirmar que a música retrata o(a) 
a) projeto de transposição do rio São Francisco, que modificou seu curso para possibilitar a irrigação. 
b) sistema de irrigação da fruticultura nos municípios citados na música, o qual acelerou o processo de 
desertificação. 
c) transporte de carga de cereais por sua hidrovia, principalmente a soja cultivada no oeste baiano, o que 
ocasionou assoreamento em grande parte do rio. 
d) destruição das cidades citadas na música pela grande enchente nos anos de 1950 e a posterior reconstrução das mesmas. 
e) construção de uma usina hidrelétrica que gerou o maior lago artificial do país, inundando as cidades citadas na música.

3. UNICAMP 2001 - Os versos abaixo são da canção “Sobradinho”, composta por Sá e Guarabira nos anos 70. Leia-os atentamente para responder à próxima questão: “O homem chega, já desfaz a natureza Tira gente põe represa, diz que tudo vai mudar [...] Vai ter barragem no salto do Sobradinho o povo vai-se embora com medo de se afogar, o sertão vai virar mar, dá no coração o medo que algum dia o mar também vire sertão” 
a) A que bacia hidrográfica brasileira referem-se os versos dessa canção? 
b) Após a construção da barragem de Sobradinho, quais foram as atividades agrícolas implementadas nas suas proximidades? 
c) Qual foi o movimento sociopolítico ocorrido no final do século XIX, no interior da Bahia, a que os versos fazem alusão quando dizem o sertão vai virar mar [...]? 

4. UVA / 2013.1 - Antônio Conselheiro, o líder da rebelião dos Canudos, profetizou: “O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão”. Os compositores Sá e Guarabira, na música “Sobradinho”, mostraram que o sertão já virou “mar”, inundando várias cidades. Assinale a alternativa que indica o rio represado para a construção do reservatório de Sobradinho e o estado brasileiro onde se localiza essa represa. 
A. Rio Paraíba, Ceará. 
B. Rio Jaguaribe, Rio Grande do Norte. 
C. Rio São Francisco, Pernambuco. 
D. Rio São Francisco, Bahia. 

5. PUC 2004 - Veja o mapa e os textos abaixo:
“Vai ter barragem no alto do Sobradinho 
e o povo vai se embora com medo de se afogar...
O sertão vai virar mar / dá no coração
o medo que algum dia o mar também vire sertão.” (Sá e Guarabira - Sobradinho) 
Nas décadas de 60 a 80, muitas barragens foram construídas, tanto na bacia do São Francisco, como é o caso da usina hidrelétrica de Sobradinho, lembrada na música de Sá e Guarabira, como em outras bacias hidrográficas no território nacional. A hidreletricidade se revelou como a principal opção de geração de energia no Brasil, aproveitando-se as condições do relevo e o grande volume de água fluvial. Os “apagões” ocorridos, em especial no inverno de 2002, resgatam na sociedade a necessidade de discussão e de planejamento referente ao abastecimento energético do país. A respeito da hidreletricidade no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA: 
A) Em uma planície, o impacto ambiental causado pela construção de uma barragem é, em geral, maior, uma vez que a superfície alagada é também mais extensa. 
B) Embora não muito elevados, os planaltos correspondem às formas de relevo predominantes no Brasil, fator esse que favorece ao aproveitamento das águas fluviais na geração de energia. 
C) O mapa das principais hidrelétricas do país revela uma maior presença dessas usinas nas regiões sudeste e sul. Entre outras razões para esse fato, está a concentração industrial, bem como a sua maior densidade populacional. 
D) No rio São Francisco, que segue do centro-sul para o nordeste brasileiro, há importantes usinas hidrelétricas, tanto próximo de suas nascentes, como também, próximo de sua foz. 
E) A bacia Amazônica, devido ao seu grande volume de água, é responsável pelo abastecimento de energia da maior parte do Brasil, sendo, portanto, a bacia que apresenta o maior potencial hidrelétrico instalado no país.

Questão 06 - OBG 2015 - Leia o seguinte trecho da música Sobradinho de Sá e Guarabyra:
“ O homem chega e já desfaz a natureza
Tira a gente põe represa, diz que tudo vai mudar
O São Francisco lá prá cima da Bahia
Diz que dia menos dia, vai subir bem devagar
E passo a passo vai cumprindo a profecia
Do beato que dizia que o sertão ia alagar
O sertão vai virar mar... “

A música trata da construção de uma usina hidrelétrica em um rio da região nordeste do Brasil.
Qual o contexto que trata a música:
a) Construção da usina hidrelétrica Graminha, no município de Caconde, alagando pequena área e gerando riqueza para os produtores de café da região.
b) Construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, localizada próxima ao município de Altamira, que fez a população indígena da região se deslocar porque parte da sua terra será inundada pelo reservatório da usina hidrelétrica.
c) Construção da usina hidrelétrica de Itaipu, localizada no rio Paraná na fronteira entre Brasil e Paraguai, alagando propriedades rurais e fazendo produtores rurais se deslocarem para outros locais.
d) Construção da usina hidrelétrica de Três Gargantas, no rio São Francisco que ajudou a população do local, criando um reservatório utilizado pelos produtores rurais nas suas propriedades.
e) Construção da usina hidrelétrica de Sobradinho, localizada nos municípios de Sobradinho e Casa Nova. A população destes municípios e de municípios da região tiveram que se deslocar para outros locais por conta da criação do reservatório da usina.

Respostas
1. A
2. E
3. 
a) Os versos referem-se à barragem de Sobradinho, situada na bacia do Rio São Francisco. 
b) Nas áreas próximas à represa predomina a fruticultura irrigada, caracterizada principalmente pela uva tipo Itália, manga e maracujá. A produção agrícola é quase totalmente exportada para os países europeus, representando importantes divisas para a balança comercial brasileira. 
c) Os versos citados referem-se às palavras de Antônio Conselheiro, líder da Revolta de Canudos, ocorrida no sertão da Bahia. (A revolta foi duramente combatida pelo governo militar da primeira república, pois segundo as autoridades da época, fazia a apologia da monarquia.)
4. D
5. E
6. E

Nenhum comentário: