sábado, 27 de julho de 2019

Questão 28 - UPF 2019/2 - ″Nazismo de esquerda″

Recentemente no Brasil, nas redes sociais, várias pessoas e personagens do mundo político afirmaram, sem qualquer embasamento histórico, que o nazismo foi um movimento político de esquerda. 
Considerando o regime nazista, analise as afirmações a seguir: 
I. Para Hitler, o comunismo seria um grande aliado para que a Alemanha pudesse superar a grave crise econômica, e somente por meio da participação popular nas grandes decisões o Estado teria força para colocá-las em prática. 
II. A ascensão do nazismo foi favorecida pela grande crise do capitalismo mundial no final da década de 1920. Por isso, houve o apoio das grandes empresas capitalistas alemãs ao regime implantado por Adolf Hitler. 
III. Era preciso a deslegitimação do pensamento contrário, pois só assim seria implantada a coletividade necessária para a realização das políticas de bem-estar social, defendidas por Hitler e levadas a cabo também em outros lugares, como na Itália.
V. A adesão das massas socialistas e republicanas às ações do governo era fundamental, pois legitimava as ações de Hitler; daí o uso intenso do terror e da propaganda como forma de trazer o apoio das massas. 
V. Uma ampla parcela dos jovens alemães sofreu uma verdadeira “lavagem cerebral” e agia de forma extremamente hostil e agressiva contra todos que iam em desencontro ao que lhe foi ensinado. 
VI. O nazismo encontrou grandes dificuldades para implantar o socialismo, pois sofreu uma violenta oposição dos setores conservadores da burguesia e da classe média alemã. 
Está correto apenas o que se afirma em:
A) I, II e IV.
B) II, III e V.
C) II, IV e VI.
D) III, V e VI.
E) I, III e VI.

Resposta: Letra B.

Nenhum comentário: