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terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Questão de Sociologia - UFU 2023/2 - [...] Para quem está desempregado, a participação em processos seletivos

UFU 2023/2 - [...] Para quem está desempregado, a participação em processos seletivos é um momento crucial. Os recrutadores fazem perguntas e dinâmicas que vão definir se o candidato se encaixa ou não no perfil da empresa. O problema é quando o tal perfil não inclui a pele negra ou o cabelo black power. Desde 2018, o morador de Ceilândia, Matheus Dourado, 21 anos, busca uma oportunidade de trabalho. De lá para cá, participou de mais de 70 processos seletivos, sem sucesso. [...] Matheus relata que questionaram se ele tinha interesse de fazer faculdade. Ele respondeu que sim. O recrutador disse, então, que Matheus não poderia ficar com a vaga porque seria difícil conciliar trabalho e estudo [...]. Em outras ocasiões, a aparência foi questionada. “Já perguntaram se eu podia cortar meu cabelo ou fazer outra coisa, porque não era o perfil do lugar, mas não me sinto bem com o cabelo cortado ou de outra forma”, conta. [...] A experiência, porém, não tem sido suficiente nas seleções: muitas vezes, até se interessam pelo currículo, mas, quando o veem pessoalmente, recrutadores mudam de atitude. “Na entrevista, as pessoas já me olham de cima a baixo. Não só por ser negro, mas também por ser uma pessoa LGBTQI+ e afeminada”, revela. 
ARAÚJO, Ana L.; LISBOA, Ana Paula. Empresas ainda desperdiçam talentos negros por causa do racismo. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/. Acesso em: 20 de abril de 2023. (Texto adaptado). 

A) Explique como o conceito de violência simbólica, tal como definido por Pierre Bourdieu, pode ser utilizado para compreender a ação dos recrutadores de emprego no exemplo acima. 
B) Explique como a concepção de relativismo cultural pode desfazer as visões preconceituosas enfrentadas pelo jovem negro no mercado de trabalho.


RESPOSTA:
A) O conceito de violência simbólica proposto por Pierre Bourdieu evidencia o processo de imposição da cultura dominante de uma sociedade sobre todos os indivíduos. Diferentemente da violência física, que pode inclusive ser a última a recair sobre o indivíduo, a violência simbólica, ao arbitrar normas de conduta, comportamentos, modos de se vestir e falar e outros, pretendendo invisibilizar e anular os valores culturais de determinadas camadas sociais, provoca e pode deixar danos psicológicos profundos. Tal conceito se aplica na imposição de cortar ou modificar o cabelo para um modelo padronizado, ou mesmo disfarçar sua orientação sexual e também negando a oportunidade de trabalho para aqueles que não adotam determinados padrões e valores culturais e sociais. Ademais, os recrutadores traçam uma régua de grupos privilegiados e preferíveis na seleção, perpetuando a violência simbólica sobre os demais grupos, destacando as características “não desejáveis” de forma violenta, disfarçada sob a premissa de “perfil da vaga”.


B) O relativismo cultural afirma que os elementos de uma cultura só podem ser compreendidos a partir de seus próprios elementos, na medida em que cada povo ou grupo social possui simbologias e códigos próprios que não são comparáveis e nem valoráveis, especialmente quando se faz isso elencando elementos de outra cultura diferente. Desta forma, cabe ao indivíduo de cultura diferente relativizar os conceitos que emprega para compreender a outra e considerar que ambas são culturas de igual valor. É a diversidade cultural. Dito de outro modo, o observador procura partir do princípio de que os conceitos que condicionam a sua análise são construções específicas de sua cultura e que, para compreender elementos da outra, ele deve empregar os conceitos que aquela cultura utiliza para pensar o seu modo de vida. Sendo assim, ao compreender como determinadas formas de ser são concebidas pelo jovem negro descrito no texto, pode-se colocar em questão os padrões ditos “normais” de recrutamento.

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