UFU 2023/2 - A obra Teeteto é famosa por ser aquela em que Sócrates se apresenta como parteiro de ideias e por investigar o que é o conhecimento. Uma das definições de conhecimento oferecida no diálogo é aquela segundo a qual o conhecimento é opinião (doxa) verdadeira, sendo esta uma crença que está em conformidade com o modo como a realidade acontece. Sócrates, entretanto, apresenta a seguinte objeção a essa definição:
Sócrates. – Estás então a dizer que persuadir é fazer com que alguém opine?
Teeteto. – Sem dúvida.
Sócrates. – Então, quando os juízes foram justamente persuadidos acerca de assuntos dos quais apenas pode saber aquele que viu e não outro, nesse momento, ao decidir sobre esses assuntos por ouvir dizer e ao adquirir uma opinião verdadeira, ainda que tenham sido corretamente persuadidos, tomaram a sua decisão, sem saber se na realidade julgaram bem, não? [201a].
PLATÃO. Teeteto. 3. ed. Trad. Adriana Manuela Nogueira e Marcelo Boeri. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. p. 302. (Fragmento).
Marque a alternativa que descreve corretamente a objeção apontada por Sócrates no trecho citado.
A) Ter opinião verdadeira é possuir um tipo de estado cognitivo que apenas aparentemente se conforma às coisas, uma vez que toda opinião é, para Platão, falsa.
B) Ter opinião verdadeira sobre algo não é condição suficiente para se ter conhecimento sobre algo, uma vez que é possível dizer coisas verdadeiras sobre o mundo sem saber se o juízo realizado é justificado.
C) Ter opinião verdadeira é intuir como é a realidade inteligível, uma vez que o domínio do sensível é aparente e enganador, não havendo nele verdade alguma.
D) Ter opinião verdadeira é ter conhecimento, pois a proposição que apresenta a opinião verdadeira é exatamente a mesma que apresenta um juízo do conhecimento.
RESPOSTA:
Letra B.
O pensamento socrático exposto no texto de Platão, aponta a objeção sobre a construção da opinião. A questão exige entender que a
“doxa” - opinião, representa a ideia de falso conhecimento. Porém, ela
vai mais além, ao entender que é possível que se tenha uma opinião
que não seja devidamente examinada, e que essa opinião pode levar
a construção de uma opinião falsa. Portanto, a opinião falsa é aquela
não justificada, já a opinião verdadeira seria aquela que possui justificativas plausíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário