PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Nordeste lidera índices educacionais no Brasil

Do O Globo:
O Nordeste avança a passos largos para quitar sua dívida social na educação. Segundo dados do Instituto Unibanco, entre os dez estados brasileiros que mais avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio entre 2005 e 2017, quatro são do Nordeste: Pernambuco, Piauí, Maranhão e Ceará.


No ranking, o avanço nordestino se dá em saltos. O Ceará era o 11º em 2005 e subiu para quarto em 2017. Pernambuco saltou da 20ª posição para a terceira, e o Maranhão, da 25ª para a 14ª. Já o Piauí saiu da penúltima posição para a 16ª.

— Não há solução mágica. Foi um trabalho de continuidade, que ultrapassou governos, uma política de Estado. Organizaram a rede, estabeleceram metas ousadas, mas factíveis e com sistema de monitoramento forte. As ideias vêm das próprias escolas. No Piauí, uma diretora percebeu que alunos do ensino médio faltavam muito na sexta-feira e decidiu botar baião de dois no almoço. O absenteísmo caiu — conta Ricardo Henriques, do Instituto Unibanco.

(...)

Um comentário:

Nelcilene Braga disse...

Parabéns a essas pessoas maravilhosas que entenderam que com metas e dedicação podem mudar qualquer estatística. Parabéns Professores, Diretores e alunos do Nordeste Brasileiro!
Gratidão a este Órgão Informativo por tarefa difícil de trazer notícias de tamanha relevância no meio educacional!