PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 4 de maio de 2019

Exercícios de Geografia sobre o Matopiba - com gabarito

Questão 01 - PUC-SP 2018.1 - Observe a ilustração abaixo e assinale a alternativa CORRETA quanto ao que está representado.
A) Área que vem sendo vista como a grande fronteira agrícola nacional, o Matopiba abrange o bioma do Cerrado. Responde por meio do agronegócio a grande parte da produção brasileira de pecuária de corte. 
B) Região marcada pela tradicional agricultura de grãos tem, nos estados do Maranhão, Goiás, Piauí e Bahia, as maiores produções de soja, algodão e milho. A sustentabilidade vem se tornando outra marca desta produção. 
C) Topografia plana, solos profundos e o clima favorável ao cultivo das principais culturas de grãos e fibras viabilizaram o crescimento vertiginoso da região que, até o final da década de 1980, se baseava fortemente na pecuária extensiva. 
D) Área vista como potencial para o agronegócio, tendo como carro chefe a produção futura de soja em todos os estados da região. Os produtores afirmam que o fácil manejo do solo facilitará o sucesso do empreendimento.

Questão 02 - FATEC - 2011 - Observe o mapa que mostra a região de Matopiba, formada pelos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e que constitui a nova fronteira agrícola do Brasil.

Sobre essa nova fronteira, é correto afirmar que
(A) sua expansão deve-se à crescente necessidade de abastecimento de cana-de-açúcar nas usinas da Zona da Mata.
(B) o melhoramento genético das sementes tem permitido que o cultivo de grãos se adapte à cobertura vegetal do cerrado.
(C) as atividades que ali se desenvolvem são, predominantemente, ligadas à silvicultura destinada à produção de celulose e de papel.
(D) a região se caracteriza pela presença de vários assentamentos promovidos por programas de distribuição de terras para trabalhadores agrícolas.
(E) o seu desenvolvimento deu-se em áreas semiáridas que foram recuperadas do processo de degradação a que foram submetidas no passado.

Questão 03 - UNESPAR 2017/2018 - A fronteira agrícola é um termo criado para definir a região do país que “sofre” com o avanço das práticas agrícolas devido às devastações das florestas. A fronteira agrícola representa uma área que é “mais ou menos” definida pela expansão das atividades agropecuárias sobre o meio natural. Desta forma, nos últimos anos vem se destacando uma região brasileira que recebeu o acrônimo de “Matopiba”. Sobre essa nova fronteira agrícola, podemos afirmar corretamente que:
a) A região do “Matopiba” é constituída por 73 milhões de hectares distribuídos pelas cidades de Macapá (AP), Toledo (PR), Piripiri (PI) e Barreiras (BA), que tem produzido milhões de toneladas de grãos;
b) É uma região ao norte de Rondônia com grandes espaços ociosos e com graves conflitos pela terra. Sem terem onde trabalhar, muitos agricultores ocupam estas terras abandonadas, onde constroem suas modestas casas e passam a cultivar o solo, ou seja, tornam-se posseiros. Os conflitos ocorrem com grande violência, pois os donos resolvem expulsar à força os ocupantes de suas terras e encontram resistência por parte dos posseiros;
c) “Matopiba” é formada pela totalidade do estado do Tocantins e parcialmente pelos estados Maranhão, Piauí e Bahia e tem sido responsável pela produção de milhões de toneladas de algodão em pluma, soja, arroz e milho;
d) Trata-se de uma região ocupada por trabalhadores volantes que estão ajudando a povoar o interior do Brasil. Apesar de ser uma fronteira agrícola, são incluídos na população urbana, pois geralmente estabelecem residência em pequenas cidades;
e) Corresponde à região da fronteira agrícola com manchas que restaram da antiga vegetação de Mata, comuns no interior da Paraíba, mas que vem sofrendo desmatamento devido à agricultura comercial para exportação.

Questão 04 - IBADE - 2018 - Prefeitura de Manaus - AM - Professor - Geografia -
Entre os fatores a seguir, o que apresenta o melhor fator para o surgimento e crescimento dessa nova fronteira agrícola é:
a) temperaturas baixas e/ou amenas ao longo do ano.
b) isenção de ITR por 40 anos em toda a região.
c) elevada fertilidade natural dos solos.
d) disponibilidade de extensas terras planas.

Questão 05 - IBADE - 2019 - SEE-AC - Região considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, o MATOPIBA compreende o bioma do Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A área, até pouco tempo considerada sem tradição forte em agricultura, tem chamado atenção pela produtividade cada vez mais crescente. Tamanha prosperidade levou à oficialização da delimitação do território por meio da assinatura de decreto e ao lançamento da Agência de Desenvolvimento Regional do Matopiba pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nos quatro estados que fazem parte da região.
A principal produção na região do Matopiba é:
A) feijão.
B) café.
C) eucalipto.
D) soja.
E) laranja.

GABARITO
01 - C
02 - B
03 - C
04 - D
05 - D

Nenhum comentário: