PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 4 de maio de 2019

Exercícios sobre a Projeção de Mercator - com gabarito

Questão 01 - Edital 3/2017 - Técnico em Cartografia - PGP - UFV  - Um sistema de projeção é uma rede ordenada de meridianos e paralelos que se utiliza para traçar um mapa sobre uma superfície plana. A projeção que divide o planeta em 24 meridianos e 12 paralelos, os mesmos elaborados para estabelecer os fusos horários, igualmente espaçados e distribuídos sobre a camada terrestre, é a de:
a) Peters.
b) Azimutal equidistante.
c) Berhmann.
d) Mercator.

Questão 02 - PUC-SP 2018.1 - Abaixo vemos o mapa mundi sob a projeção de Mercator. Esta foi a primeira representação cartográfica que abrangeu todo o globo terrestre como o conhecemos, sendo elaborada na Era Moderna.
A respeito desta projeção, é CORRETO afirmar que 
A) a projeção de Mercator é do tipo conforme.Ela conserva o formato dos continentes, mas altera a dimensão de suas áreas. 
B) a projeção de Mercator não apresenta distorções.Ela é classificada como projeção tipo conforme. Nesse caso, não há distorções das áreas representadas. 
C) esta projeção constituiu um avanço para a cartografia náutica.Ela conseguiu solucionar a impossibilidade de determinar a longitude no mar. 
D) com a projeção de Mercator, foi possível usar menos as direções magnéticas indicadas pela bússola e mais as direções geográficas.

Questão 03 - UDESC - 2017.1 - A centralização do mapa-múndi na Europa foi criada e sedimentada pela projeção de Mercator e pelo seu uso dominante ao longo de séculos. Essa projeção é originalmente de 1569 e a Europa ficou centrada após a inclusão das Américas, com o acréscimo do “novo mundo” ao mapa de Ptolomeu.

Com base no mapa e na informação acima, analise as proposições. 
I. A projeção de Mercator faz com que a precisão na medição das distâncias seja tanto prejudicada quanto maior for a longitude da rota medida. 
II. Os primeiros mapas do cartógrafo belga foram elaborados no intuito de orientar os navegantes na expansão marítima e comercial do século 16. 
III. Há vários tipos de projeções que são classificadas em três grupos básicos: cilíndricas, cônicas e azimutais. A referida projeção de Mercator é um exemplo de projeção cilíndrica. 
IV. A projeção de Mercator presta-se à comparação das áreas das superfícies ou para medir distâncias. 
Assinale a alternativa correta. 
A) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. 
B) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras. 
C) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. 
D) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. 
E) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

Questão 04 - UP / Verão 2018 - O que é bom para a navegação poderia ser um instrumento ideológico para a política. Ao elaborar esta projeção, Mercator não pensava (e nem podia) nos impactos socioculturais e políticos que sua projeção ia causar. Visando apenas a oferecer um auxílio aos navegadores, Mercator “errava” para que os marinheiros pudessem acertar. 
(SEEMANN, Jörn. Carto-crônicas: uma viagem pelo mundo da cartografia. 
Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013. p. 74) 
A respeito do assunto, assinale a alternativa correta. 
a) A projeção de Mercator apresenta uma malha de coordenadas em formato retangular que minimiza as distorções nas áreas polares. 
b) Em 1973, o historiador alemão Arno Peters apresentou sua projeção equivalente do mundo, um mundo mais justo: no mapa, o tamanho relativo das áreas é alterado, mas as formas são mantidas. 
c) Os mapas não são representações neutras da superfície terrestre, pois muitas vezes há motivos e finalidades por detrás de sua escolha. 
d) Existem algumas centenas de projeções cartográficas, sendo as mais corretas aquelas que não apresentam distorção e deformação das superfícies representadas.
e) Não são poucas as projeções cartográficas que relegam a um segundo plano os aspectos técnico-científicos para exaltar uma representação mais justa do mundo.

Questão 05 / Fatec 2018 - Observe o planisfério.
As projeções cartográficas são produzidas a partir de figuras geométricas e possibilitam a representação da superfície esférica da Terra, ou de parte dela, em um plano (mapa). É importante ressaltar que todas as projeções causam algum tipo de distorção, seja na forma, área ou distância. O planisfério apresentado foi produzido a partir da projeção de Mercator. Sobre a referida projeção podemos afirmar corretamente que se trata de uma 
(A) projeção cilíndrica conforme, que distorce as dimensões territoriais e preserva a forma dos continentes. 
(B) projeção cônica, que é ideal para representação de grandes áreas cujas distorções são menores na altura da linha do Equador. 
(C) projeção cilíndrica equivalente, que preserva as dimensões territoriais e distorce as formas dos continentes. 
(D) projeção plana ou azimutal, que preserva as dimensões territoriais nas áreas equatoriais, distorcendo-as nas regiões tropicais. 
(E) projeção cilíndrica equatorial, que preserva as dimensões territoriais nas regiões polares, distorcendo-as próximo à linha do Equador.

06 - FAC. GUANAMBI 2017.1 - A análise dos mapas, aliada aos conhecimentos sobre projeções cartográficas, permite corretamente afirmar: 
a) A conservação dos ângulos verdadeiros facilita a utilização da projeção de Mercator nas navegações marítima e aérea. 
b) O caráter eurocêntrico da projeção de Peters resultou nas distorções apresentadas nas formas alongadas ou achatadas dos continentes. 
c) A projeção de Mercator representa o mais próximo possível da realidade, isto é, a proporção de tamanho entre os continentes, sem se preocupar com a equivalência das distâncias. 
d) O principal mérito da projeção de Peters foi a capacidade de representar, pela primeira vez, uma loxodrômia cartograficamente com uma reta. 
e) Os paralelos na projeção de Mercator estão separados em intervalos crescentes, desde os polos até o Equador, fato que evita deformações nas formas dos continentes.

Questão 07 - NC-UFPR - 2019 - ITAIPU BINACIONAL - A Projeção de Mercator é uma projeção: 
a) conforme e equivalente, sendo utilizada em escalas maiores que 1:250000. 
b) conforme e equivalente, sendo utilizada em escalas menores que 1:250000. 
c) conforme e cilíndrica. 
d) equivalente e cilíndrica. 
e) equidistante e cilíndrica.

Questão 08 - Mackenzie 2019/2 - Ao transferir uma grade esférica para uma superfície plana, há a produção de uma projeção cartográfica. (...) Hoje, as projeções cartográficas são desenvolvidas matematicamente, com o uso de computadores para encaixar a coordenada geográfica na superfície. As projeções cartográficas sempre distorcerão a forma, a área, a direção ou a distância das características do mapa, ou algumas combinações delas, portanto, é importante que os desenhistas escolham a melhor projeção para efetuar a tarefa. 
PETERSEN, SACK e GABLER. Fundamentos de Geografia Física. São Paulo: Cengage Learning, 2014, p. 31 e 32. 

Observe o planisfério e assinale a opção que contém informação INCORRETA sobre a projeção de Mercator.
a) Essa projeção não mostra as áreas com precisão e a distorção de tamanho aumenta próximo aos polos. 
b) Nessa projeção, há uma enorme distorção leste-oeste de áreas de latitudes elevadas, porque as distâncias entre os meridianos são alongadas com a mesma largura que possuem no equador. 
c) A projeção de Mercator apresenta formas corretas, sendo considerada uma projeção conforme. 
d) Nessa projeção cartográfica, a Groenlândia tem seu tamanho real preservado, o que se nota ao compará-lo ao da América do Sul. Esses dois territórios possuem áreas parecidas. 
e) O mapa-múndi de Mercator é ajustado matemática - mente à projeção cilíndrica, cujos meridianos são linhas paralelas, em vez de convergirem aos polos. 

UNIP 2023 -  Analise a projeção de Mercator.

Uma desvantagem dessa projeção é 
A) a representação dos círculos polares em linhas curvas. 
B) o espaçamento decrescente dos paralelos sentido polos. 
C) a distorção de área que ocorre em altas latitudes. 
D) a representação em conformidade dos polos Norte e Sul. 
E) a equivalência de formas entre os paralelos e meridianos.

GABARITO
01 - D
02 - A
03 - A
04 - C
05 - A
06 - A
07 - C
08 - D
09 - C

Nenhum comentário: