PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 4 de maio de 2019

Exercícios de Geografia sobre o processo de industrialização brasileiro - com gabarito

Questão 01 - UVA - 2018.1 - Sobre o processo de industrialização brasileiro, são verdadeiras as seguintes afirmativas: 
1- A indústria localizou-se principalmente nas áreas onde já havia forte concentração de capitais. como no sudeste. 
2- As necessidades de mão de obra farta e barata nas cidades foram atendidas pelo aumento das migrações rural-urbanas, aceleradas a partir da década de 1940.
3- A indústria automobilística e a de construção civil tiveram papel decisivo na expansão do setor secundário.
Assinale
a. ( ) se somente as afirmativas 1 e 2 estão corretas. 
b. ( ) se somente as afirmativas 1 e 3 estão cometas. 
c. ( ) se somente as afirmativas 2 e 3 estão corretas. 
d. ( ) se as afirmativas 1, 2 e 3 estão cometas.

Questão 02 - FUVEST 2004 - Transferência – O processo de industrialização brasileiro iniciou-se com capital
a) inglês, resultante do pagamento de dívidas dos governos portugueses, no final do século XIX.
b) internacional, graças à abertura dos portos promovida por Portugal, em 1808.
c) nacional, acumulado pelo tráfico negreiro, durante o século XIX.
d) internacional, após a Segunda Guerra Mundial, com a política dos “50 anos em 5”, de Juscelino Kubitschek.
e) nacional, proveniente dos barões do café, no final do século XIX.

03 - UNIDERP MEDICINA 2017 - Com base nos conhecimentos sobre o processo de industrialização brasileiro e as fontes de energia, é correto afirmar:
a) As indústrias que vendem bens de menor valor agregado revelam mais chances de bom desempenho nas vendas.
b) A partir dos primeiros anos do século passado, aumentou a descentralização da produção industrial no Brasil.
c) No início da Segunda Guerra Mundial, quando já avançava a industrialização, a lenha tinha pouca participação na matriz energética brasileira.
d) A provável inauguração das usinas nucleares de Angra III e Angra IV, previstas para o início da próxima década, pode ampliar a importância desse tipo de energia.
e) O grande impedimento atual para a adoção em larga escala das fontes de energia solar e eólica é o seu custo, já que são muito mais caras do que a energia obtida do petróleo.

Questão 04 - FUVEST 2018 - Transferência – 1ª Fase - Foi durante a década de 1980 que ocorreram os primeiros impulsos do processo de reestruturação produtiva no Brasil, levando as empresas a adotar novos padrões organizacionais e tecnológicos, novas formas de organização social do trabalho. Iniciou-se a utilização da informatização produtiva e do sistema just-in-time.
Ricardo Antunes, A nova morfologia do trabalho no Brasil, 2006. www.nuso.org. Adaptado.

Sobre esse momento do processo de industrialização brasileiro, é correto afirmar que
a) o processo de automação permitiu um crescimento da força de trabalho feminina e a equalização dos salários entre gêneros.
b) o novo padrão organizacional implicou a implementação da linha de produção fordista, que consiste no parcelamento de tarefas no trabalho.
c) as elevadas jornadas de trabalho foram substituídas pelo sistema just-in-time, que melhorou a qualificação do trabalhador no interior das fábricas.
d) a terceirização da força de trabalho foi maior nas empresas automobilísticas, o que estimulou o crescimento dos postos de trabalho.
e) a desregulamentação e a precarização da força de trabalho, que foram consequências diretas desse processo, transformaram o mundo do trabalho.

Questão 05 - UNIFOR 2004.1 - Desde o início do século XX, o processo de industrialização brasileiro confirmou o Sudeste como uma região central. Além da economia de mercado, as políticas desenvolvidas pelo Estado, ligadas inicialmente à implantação da siderurgia e, posteriormente, à entrada de capitais transnacionais para a instalação de indústrias de bens de consumo duráveis como a automobilística e a de eletrodomésticos reforçaram esta organização. Assinale a alternativa que identifica a idéia central do texto.
(A) O processo de industrialização gerou a concentração espacial da riqueza.
(B) A industrialização promoveu a integração nacional.
(C) O capital internacional tornou o processo de industrialização autônomo.
(D) O Brasil assumiu um novo papel na nova divisão internacional do trabalho.
(E) O crescimento industrial brasileiro diminuiu o ritmo no pós-Guerra.

Questão 06 - COLÉGIO NAVAL 2014 - Embora o processo de industrialização brasileiro tenha sido iniciado na segunda metade do século XIX, o país passou a diversificar o seu parque fabril a partir da década de 1930. Com relação ao desenvolvimento industrial brasileiro, assinale a opção correta.
(A) A adoção de medidas fiscais e cambiais pelo governo do General Eurico Gaspar Dutra possibilitou a planificação da política econômica estatal, a qual privilegiou os setores de bens de consumo produzidos pela indústria nacional.
(B) A política nacional-desenvolvimentista do governo de Getúlio Vargas procurou estimular os investimentos em transportes, comunicações, energia e bens de produção, apoiando a criação da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
(C) O Plano de Metas do governo de Juscelino Kubitschek inaugurou a política de substituição de importações com forte aporte de capital estrangeiro, que se voltava, preferencialmente, para os setores de bens de produção e de bens de capital.
(D) A política industrial do governo de João Goulart procurou aprofundar a produção de bens de consumo duráveis, para isso, atraiu o capital estrangeiro através de amplas reformas do sistema tributário e bancário, que permitiram àquele capital, remessas de lucros ao exterior.
(E) Os governos militares favoreceram os investimentos externos nos setores de mineração, agricultura, química e farmacêutica. Essas medidas aumentaram a competitividade da indústria brasileira e permitiram que se elevasse o padrão tecnológico do país.

Questão 07 - CPCON - 2019 - Prefeitura de Cuitegi - PB (Adaptada)- Sobre o processo de industrialização brasileiro, marque a opção CORRETA.
a) A indústria no Brasil surge e se desenvolve altamente concentrada em São Paulo, o que acabou por gerar grandes desigualdades econômicas regionais que perduram até os dias atuais, pois São Paulo ainda detém mais de 90% da produção industrial do país.
b) A industrialização brasileira tem início no século XIX, na região Nordeste, particularmente no Estado de Pernambuco, quando substituiu as plantations canavieiras pela indústria têxtil.
c) A industrialização brasileira teve grande impulso durante os governos de Getúlio Vargas, quando houve grandes investimentos em indústrias de base, como a criação da Companhia Vale do Rio Doce e da Petrobrás.
d) A indústria brasileira é caracterizada pela alta competitividade no mercado externo e se concentra nos ramos de alta tecnologia como a informática e a robótica.

Questão 08 - UNIFENAS 2017/2 -País de industrialização retardatária, a partir dos anos de 1930 e, sobretudo, depois da Segunda Guerra Mundial, o Brasil vivenciou um fabuloso crescimento econômico, consolidando seu setor industrial como o eixo dinâmico da economia. A década de 1950, especialmente a sua segunda metade, foi marcada pelo avanço do processo de industrialização brasileiro. É correto afirmar que este período foi marcado historicamente pelo (pela)
a) Oficialização das Reformas de Base, visando incrementar o desenvolvimento econômico brasileiro através da instalação de plataformas industriais produtoras de bens de capitais.
b) Implantação do Plano de Metas amparado em uma política de substituição de importações e de menor ação do Estado nos investimentos econômicos em infraestrutura, privilegiando assim a ingerência do capital internacional na economia nacional.
c) Tarefa do Estado em desenvolver as plantas industriais produtoras de bens de capitais, favorecidas por fatores locacionais como mão de obra e matérias primas baratas, incentivos fiscais e mercado consumidor em expansão.
d) Aumento da presença do Estado através da política desenvolvimentista de incremento à indústria nacional e das empresas internacionais (multinacionais) no cenário econômico, ampliando o papel do capital estrangeiro na economia industrial brasileira.
e) Aceleração do movimento de internacionalização do capital no pós-guerra, fato que proporcionou a elevação da participação das empresas estatais brasileiras nos investimentos industriais, visando ampliar a participação do capital nacional na economia industrial emergente.

GABARITO
01 - D
02 - E
03 - E
04 - E
05 - A
06 - B
07 - C
08 - D

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...