PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Pratos típicos da Região Norte do Brasil

Culinária da Região Norte do Brasil. Pratos típicos do Norte.

A cozinha regional recebeu influências diversas em cada ciclo de imigração. Logo no início da colonização, os portugueses, que dominavam técnicas de agricultura e de criação de animais, trouxeram seus hábitos de cozimento e conservação dos alimentos em sal e em açúcar. Dessa mistura, nasceram conservas, doces, compotas e licores exóticos, com ingredientes locais.
Mandioca, umas das heranças indígenas na culinária da Região Norte
Com o ciclo da exploração da borracha, imigrantes de diversas regiões do país foram trabalhar na extração do látex das seringueiras do Amazonas e do Pará. Todos deixaram seus traços na maneira de lidar com os ingredientes da região. A influência mais forte foi dos nordestinos – um dos pratos que nasceram dessa mistura é a caldeirada de tucunaré. Mas também chegaram à região libaneses, japoneses e italianos. Entre os pratos tradicionalmente servidos da região, destacam-se:
  • » Pato no Tucupi: prato tradicional da região amazônica, especialmente do estado do Pará. O tucupi é um caldo extraído da “macaxeira-brava” descascada, ralada e espremida, ao modo artesanal cultivado pelos índios, sendo cozido por dias. Pedaços do pato são cozidos nesse caldo e servidos com farinha de mandioca, arroz branco e folhas de jambu.
  • » Tacacá: prato de origem indígena é uma espécie de sopa quente que leva tucupi, goma de tapioca cozida (um derivado da mandioca), jambu e camarão. Geralmente é servido em cuias, facilmente encontrado nas bancas das “tacacazeiras”, pelas ruas da cidade de Belém, no Pará.
  • » Maniçoba: conhecido como a feijoada paraense, o prato pode levar mais de uma semana para ser feito. A demora se dá principalmente pelo cozimento da folha da maniva (a planta da mandioca). Ao caldo, se acrescentam charque, toucinho, bucho, mocotó, orelha, pé e costelas de porco, chouriço, linguiça e paio – ingredientes típicos da feijoada. O prato é servido com arroz branco, farinha e pimenta.
  • » Pirarucu de casaca: o peixe é cortado em pedaços, dessalgado e frito no azeite. Depois, é servido em camadas com banana frita, refogado de batatas e farofa feita com farinha de mandioca, ovos cozidos e leite de coco. Acompanha arroz branco e batata palha.
  • » Caldeirada de tucunaré: tipo de cozido, geralmente feito com peixe e legumes, comum em Portugal. Na caldeirada de tucunaré servida em Manaus, no Amazonas, a receita leva postas do peixe, batatas, cebolas, repolho, pimentões, ovos, tomates, salsa e coentro. A mistura leva, ainda, molho de tomates e acompanha um pirão.
Fonte: Portal Brasil / Blog de Geografia

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...