PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Região Sudeste

A Região Sudeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. 

Mapa da Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Em comparação com as outras regiões brasileiras, tem a maior população e o segundo menor território, sendo maior apenas que a região Sul. A área real ocupa aproximadamente 924 620 km², 1/10 da superfície do Brasil.

É composta por quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Limita-se ao norte e a nordeste com a Bahia; a leste e ao sul com o oceano Atlântico; a sudoeste com o Paraná; a oeste com Mato Grosso do Sul; a noroeste com Goiás e o Distrito Federal.

É o centro vital do país. O Sudeste é a região mais populosa e rica do Brasil, e ocupa 10,85% do território brasileiro. Altamente urbanizada abriga as três metrópoles mais importantes do país, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Tudo sobre o SudesteRegião Sudeste: Relevo, Clima, Vegetação e Hidrografia - Pratos típicos da Região Sudeste do Brasil - Cultura da Região Sudeste 

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...