PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Geografia de Teixeiras, Minas Gerais - MG

Teixeiras, Minas Gerais - MG

Teixeiras é um município brasileiro do estado de Minas Gerais - MG. Limita-se com os municípios de Amparo da Serra e Pedra do Anta a nordeste, Ponte Nova ao norte , Guaraciaba a noroeste, Viçosa ao Sul, e São Miguel do Anta, a Sudeste. localiza-se entre as coordenadas geográficas de 20º39’07 de latitude sul e a 42º51’23” de longitude oeste do meridiano de Greenwich.

Mapa do município de Teixeiras, Minas Gerais. Fonte: SIDRA - IBGE.

Clima


O clima da cidade é caracterizado por verões quentes e úmidos. A temperatura média anual é de 19,4°C. A média mínima anual é inferior a 15°C e a superior alcança os 26, 4°C. Em geral, o clima teixeirense é agradável e amenizado pelo relevo.

Relevo


O relevo é predominantemente ondulado, intercalado por áreas montanhosas em todas as direções. As partes mais planas correspondem ás várzeas e baixas vertentes do Ribeirão Teixeiras e seus afluentes e é onde expande a malha urbana do município. A geologia apresenta embasamento de rochas cristalinas, principalmente granitos e gnaisses.

Vegetação


A região de Teixeiras foi ocupada no passado pela Floresta Tropical Atlântica Subperinifólia Os constantes desmatamentos, para a utilização da terra para a agricultura, acabaram por reduzir a mata original a pequenos vestígios, muito degradados, sob a forma de matas secundárias, capões e capoeiras, em reservas esparsas.
.

Hidrografia


A rede de drenagem é relativamente densa. O Ribeirão Teixeiras atravessa o município no sentido aproximado SE-SW, seguindo em direção ao município de Guaraciaba onde conflui com o Rio Piranga (Bacia do Rio Doce). Dentre seus afluentes citam-se os córregos Cantagalo, Bom Jardim, da Barrinha, Estiva, dos Costas, São João, Patrimônio, Santo André, Bom Sucesso e Boa Esperança. No sudoeste correm os córregos Palmeira e do Arruda, que seguem para o município de Viçosa, onde confluem com o Rio Turvo Sujo.

Economia


Atualmente, o município de Teixeiras possui uma produção agrícola voltada para a produção de café, milho, feijão, mandioca, arroz, banana, entre outros.
Brasão Municipal de Teixeiras. A haste de cana de milho e o galho de café frutificado representa a importância destas atividades agrícolas na economia teixeirense. O brasão é ladeado pelos milésimos “1840”, ano de sua fundação e “1938” de sua emancipação política. Fotografia: Prefeitura Municipal de Teixeiras.
A atividade pecuária é marcada pelos rebanhos bovino, suíno, equino e pelas granjas para a produção de frangos de corte. Conta ainda com uma fábrica de queijo, de macarrão, de farinha de milho e outros produtos além de algumas confecções.

Referências

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Teixeiras.
IGA. Instituto de Geociências Aplicadas. Município de Teixeiras. Belo Horizonte: IGA, 1982. um mapa, color. Escala 1: 50.000.
*ROCHA, Carla de Souza; SOARES, Edson Soares. Reconstruindo a Geohistória do município de Teixeiras. Disponível em: http://www.agb.org.br/evento/download.php?idTrabalho=1005 Acesso em: 26 de ago. De 2010.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...