Histórico do Município: Araruama, Rio de Janeiro - RJ
Gentílico: araruamense
As terras do atual Município de Araruama, antigo arraial de Mataruna, integrou a Capitania de São Vicente, doada a Martim Afonso de Sousa, em 1534. As primeiras notícias, sobre a exploração de seu território, datam de 1575. O ano de 1615 é apontado como início de seu devassamento, figurando como colaboradores eficientes do povoamento e evolução política os padres capuchinhos, construtores das primeiras igrejas e conventos.
Encontram-se em documentos dessa época as primeiras referências sobre a região onde se acha hoje a sede municipal: pelas Cartas de Sesmarias o primitivo proprietário de terras foi Manoel Riscado, a quem se concedeu, em 1626, uma sesmaria de quatro léguas. Cortines Laxe, em seu livro Municipalidades do Brasil, menciona que, em 1938, Martim Corrêa Vasqueanes adquiriu, dos herdeiros de Manoel Riscado, as terras situadas no local denominado Parati, onde se erigiu uma capela em honra a Nossa Senhora do Cabo. Ainda hoje o lugar é conhecido como Campo da Igreja.
Em 1799, por Edital de 10 de janeiro, foi criada, com natureza de coletiva, a Freguesia de São
Sebastião de Araruama. Diz ainda Cortines Laxe, que ao tempo da criação da freguesia a capela não
funcionava como curada, tendo se arruinado a que fora reconstruída por Corte-Real. Nova capela estava sendo edificada pelo padre Antônio Gonçalves Marinho. Não existindo assim outro templo condigno para a celebração dos atos paroquiais, determinou aquele edital que servisse de Matriz a capela do Hospício de São Sebastião, levantada pelos capuchos de Nossa Senhora dos Anjos de Cabo Frio, em terras do padre Joaquim Ribeirão do Amaral, à margem da lagoa Araruama, a um quarto de légua de onde se encontra hoje a Cidade.
Até 1852 a freguesia de Araruama fez parte do Município de Cabo Frio, porém, a partir de outubro desse ano, passou a pertencer ao de Saquarema. Em fevereiro de 1859, tornou-se sede do mesmo Município, por ter sido extinta a Vila de Saquarema e criada a de São Sebastião de Araruama. Restaurada a Vila de Saquarema, em 24 de julho de 1860, subsistiu a de Araruama, cujo território foi acrescido com o da Freguesia de São Vicente de Paulo, desanexada de Cabo Frio. Graças ao clima salutar, passou o Município a desenvolver-se, vindo a tornar-se importante centro de atração turística.
A lagoa que embeleza seu território oferece, aos que a visitam, magníficas praias afamadas pela limpidez de suas águas.
Formação Administrativa
Freguesia criada com a denominação de São Sebastião de Araruama, por Alvará de 10-01-1799.
O distrito de Araruama teve confirmada sua criação pelos Decretos Estaduais n.ºs 1, de 08-05-1892 e 1-A de 03-06-1892.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Araruama, pelo Decreto Provincial n.º 1.128, de 06-02-1859. Constituído de 3 distritos: Araruama, Morro Grande e São Vicente de São Paulo. Sob a mesma lei, a localidade de Mataruna, foi elevada a sede do município de Saquarema. Instalado em 25-08-1859.
Elevado à categoria de cidade com a denominação de Araruama, pelo Decreto Estadual n.° 40, de 22-01-1890.
Em divisão administrativa referentes aos anos de 1911, o município é constituído de 3 distritos: Araruama, Morro Grande e São Vicente de São Paulo.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, Araruama conservava a constituição anterior, havendo apenas alteração toponímica no distrito de São Vicente de Paulo, para São Vicente de Paula.
Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Araruama, Morro Grande e São Vicente de Paula.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: Biblioteca IBGE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário