PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Questão PET - A partir da década de 1960, as terras do Cerrado

2 - A partir da década de 1960, as terras do Cerrado tornaram-se fornecedoras de alimentos básicos, como arroz e feijão, tornando-se referência nacional em rizicultura. No decorrer do processo de expansão capitalista no campo, pelo domínio tecnológico na agricultura, inseriu o Cerrado no cenário econômico, despertando o interesse dos agroexportadores por suas terras, antes vistas como improdutivas. […] Já nos anos 1980, a agricultura intensiva tomou impulso na região com a viabilização tecnológica do cultivo de soja e da cana-de-açúcar, ela vai definir a estrutura fundiária, que mostra um perfil ainda mais claro quanto ao predomínio das grandes propriedades. 
CALAÇA, M., DIAS, W. A. A modernização do campo no Cerrado e as transformações socioespaciais em Goiás. Campo-Território: revista de geografia agrária, v.5, n.10, p.316, ago. 2010. 
Com o processo de mecanização do campo, a soja ganhou cada vez mais espaço nas áreas de cultivo do Cerrado. Um aspecto dessa produção é: 
a) constituição plena em pequenas propriedades. 
b) níveis produtivos em pequena escala.
c) modelo sustentável desse tipo de cultivo. 
d) a produção voltada para o abastecimento do mercado externo.

Resposta: Letra D.
A produção mecanizada da soja no Centro-Oeste brasileiro é, em maior parte, voltada para o mercado exportador.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...