PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Questão PET - Leia o trecho e responda a questão a seguir:

3. Leia o trecho e responda a questão a seguir: 
A Amazônia que corresponde a uma unidade geográfica é um imenso espaço, na sua maior parte um vazio de população, constituído de grandes domínios naturais, onde pontos isolados de ocupação humana mantém ligações tênues, traduzidas principalmente nos fluxos de pequenos volumes de mercadorias. (...) O Nordeste concentra um terço da população brasileira, numa coesão histórica e econômica. (...) Sem economia autossustentada, representa grau de desenvolvimento inferior ao do Centro-sul. 
GEIGER, Pedro Pinchas, regionalização, Revista Brasileira de Geografia, v,31, n.1.1969 (fragmento) 

Identifique no texto duas características de cada região geoeconômica citada.

RESPOSTA:
Nordeste: Não tendo passado por renovações como as verificadas no Centro-Sul quanto à afluência de novas levas de população proveniente do exterior e processos de industrialização, o Nordeste foi assumindo caráter de espaço bastante subdesenvolvido.
O Nordeste concentra um terço da população brasileira, numa coesão histórica e econômica. 

Amazônia: A Amazônia que corresponde a uma unidade geográfica, é imenso espaço, na sua maior parte um vazio de população, constituído de grandes domínios naturais, onde pontos isolados de ocupação humana mantém ligações tênues, traduzidas principalmente nos fluxos de pequenos volumes de mercadorias.

Nenhum comentário: