PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Questão PET - Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta.

2. Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta. As religiões moldaram as sociedades e sua visão do mundo desde o início da história. Elas estão intimamente ligadas aos fenômenos de identidade, cultura e civilização. Portanto, além da dimensão espiritual, elas desempenharam um papel político e geopolítico da maior importância, pacificador ou conflituoso, de acordo com o momento e o local. BONIFACE, Pascal; VÉDRINE, Hubert. Atlas do mundo global. São Paulo: Estação Liberdade, 2009. p. 65. 

I. A religião desempenha papel importante no entendimento do cenário de conflitos no mundo. 
II. É possível afirmar que todos os conflitos ocorrem por motivos religiosos. 
III. As religiões não têm importância na construção da identidade dos povos.

RESPOSTAS:
Apenas a primeira assertiva está correta. 
I - Correto. De fato, a religião compreende fator determinante para o entendimento das conformações políticas e civis no mundo. 
II - Incorreto. Não é possível realizarmos tal afirmação, haja vista que conflitos mundiais podem ter demais razões e motivações, como por exemplo, conflitos bélicos ocasionados por imperialismo ou por questões sociais. 
III - Incorreto. Ao contrário do que se afirma, as religiões são determinantes historicamente para a formação da identidade dos povos.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...