PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Questão PET - “ONU declara 2014 como o ‘Ano Internacional da Agricultura Familiar.

5 - “ONU declara 2014 como o ‘Ano Internacional da Agricultura Familiar. A ideia é promover uma ampla discussão e cooperação mundial para aumentar a conscientização e entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam”. ONU declara 2014 como o ‘Ano Internacional da Agricultura Familiar’. Ministério do Desenvolvimento Regional, Brasília, 21 jan. 2014. Disponível em: https://www.gov.br/mdr/pt-br/noticias/onu-declara-2014-c . Acesso em: 07 abr. 2021. 
a) Quais são os tipos de agricultura praticados no Brasil? 
b) Defina o que é agricultura familiar e apresente as principais características.

Respostas:
a) 
A atividade agrícola no Brasil engloba dois sistemas básicos de plantio:
Agricultura Extensiva: baixa produtividade, pequenas extensões de terra (minifúndios), utilização de técnica simples ou mais rudimentares.
Agricultura Intensiva: alta produtividade, grandes extensões de terra (latifúndios), utilização de técnicas modernas e mecanização.
b) As principais características dos agricultores familiares são a independência de insumos externos à propriedade e a produção agrícola estar condicionada às necessidades do grupo familiar.  No entanto, diversas outras características estão associadas a este tipo de agricultor como o uso de energia solar, animal e humana, a pequena propriedade, a alta auto-suficiência e pouco uso de insumos externos, a força de trabalho familiar ou comunitária, a alta diversidade ecogeográfica, biológica, genética e produtiva, baixa produção de dejetos, a predominância dos valores de uso, se baseia no intercâmbio ecológico com a natureza, o conhecimento holístico, ágrafo e flexível.

Nenhum comentário: