PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Questão PET - As atividades agrícolas que correspondem a todas as fases de plantio

4 - As atividades agrícolas que correspondem a todas as fases de plantio dividem-se em dois tipos, geralmente segundo o tamanho da área e da produtividade alcançada. São elas a agricultura intensiva e a agricultura extensiva. Apresente as principais características dos dois tipos de atividades agrícolas.

Resposta: 
1. Agricultura intensiva: corresponde à prática agrícola com altos índices de produtividade e capital investido. Conta com mão de obra qualificada, um alto nível de mecanização e tecnologia. Há rotação de culturas e uso intenso de fertilizantes e insumos, que colaboram para o aumento da produção. As áreas destinadas a essa produção possuem custo elevado. As sementes usadas no plantio passam por rigorosa seleção. É comum o esgotamento dos solos em razão de seu uso permanente. A produção é destinada para a exportação. 
2. Agricultura extensiva: esse tipo de sistema agrícola não conta com muito capital investido. Não há emprego de tecnologias avançadas, portanto, a mão de obra é rudimentar e pouco qualificada. Como não há muita exploração das terras, a produtividade é baixa. Não é comum o uso de adubos e fertilizantes. Também não há correção dos solos, contando então apenas com a fertilidade natural dele. A mão de obra do homem sobrepõe-se à mecanização. A produção é voltada para o mercado interno.

Nenhum comentário: