PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Questão PET - O processo de urbanização está diretamente ligado à industrialização das sociedades

O processo de urbanização está diretamente ligado à industrialização das sociedades. Percebe-se tal afirmação no fato de cada uma das sucessivas revoluções industriais terem sido acompanhadas por sucessivas explosões demográficas em diversas cidades do mundo. Sobre o processo de urbanização associado à industrialização, julgue as afirmações abaixo com V (PARA VERDADEIRO) e F (PARA FALSO). 
I. ( ) A I Revolução Industrial foi caracterizada pela forma democrática com que ocorreu, distribuindo-se por todos os grandes países do mundo, que passaram por acentuados índices de urbanização das suas cidades. 
II. ( ) A urbanização é um processo mais recente nos países subdesenvolvidos em virtude da industrialização tardia de suas economias. 
III. ( ) A III revolução industrial foi a grande responsável pela urbanização de países subdesenvolvidos, pois possibilitou a presença de indústrias estrangeiras nesses países e elevou o índice de pessoas em busca de empregos nas cidades. 
IV. ( ) A Ásia Meridional e a África Subsaariana foram as primeiras regiões do mundo a se urbanizarem depois da Europa.

Resposta:
I. (F) – A I Revolução Industrial não ocorreu de forma democrática, sendo responsável apenas pela urbanização de algumas cidades da Europa, com destaque para Londres.
II. (V) – Apenas após a Segunda Grande Guerra que a maioria das nações subdesenvolvidas iniciou suas industrializações e os consequentes processos de urbanização.
III. (V) – A III Revolução Industrial possibilitou a migração das multinacionais para países periféricos, onde a mão de obra é mais barata. Em virtude disso – e do processo de mecanização do campo – ocorreu um intenso processo de urbanização nas grandes cidades do mundo subdesenvolvido.
IV. (F) – Na verdade, essas duas regiões são, até hoje, as regiões menos urbanizadas em todo mundo, com uma população predominantemente rural.

Nenhum comentário: