PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Questão PET - (FGV-SP) “A urbanização - o aumento da parcela urbana na população total

(FGV-SP) “A urbanização - o aumento da parcela urbana na população total - é inevitável e pode ser positiva. A atual concentração da pobreza, o crescimento das favelas e a ruptura social nas cidades compõem, de fato, um quadro ameaçador. Contudo, nenhum país na era industrial conseguiu atingir um crescimento econômico significativo sem a urbanização. As cidades concentram a pobreza, mas também representam a melhor oportunidade de se escapar dela”. Situação da População Mundial 2007: desencadeando o potencial de crescimento urbano. Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 2007, p. 1.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação coerente com os argumentos do texto:
a) No mundo contemporâneo, os governos devem substituir políticas públicas voltadas ao meio rural por políticas destinadas ao meio urbano.
b) A urbanização só terá efeitos positivos nas economias mais pobres se for controlada pelos governos, por meio de políticas de restrição ao êxodo rural.
c) A concentração populacional em grandes cidades é uma das principais causas da disseminação da pobreza nas sociedades contemporâneas.
d) Os benefícios da urbanização não são automáticos, pois há necessidade da contribuição das políticas públicas para que eles se realizem.

Resposta: Letra D.
O autor do texto ressalta que as contradições sociais são, realmente, mais elevadas no espaço das cidades. Mas em virtude dessa concentração, é possível melhorar tais condições através de medidas que visem modificar a atual situação do espaço urbano, como ocorreu nas grandes cidades da Europa. Com isso, entende-se que os investimentos em políticas públicas para as cidades, na visão do autor, sejam o grande trunfo no combate à pobreza.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...