PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Questão PET - A finalidade primordial da agricultura é a produção de alimentos

4 - A finalidade primordial da agricultura é a produção de alimentos. Todavia, apesar dos avanços e das conquistas tecnológicas, o número de famintos no mundo continua alto. Com relação a esse tema, é correto afirmar: 
a) A fome no mundo deve-se mais a fatores relacionados às condições naturais adversas, como secas prolongadas, excesso de chuvas, pobreza do solo, entre outras. 
b) A existência da fome no mundo é reflexo do preço elevado dos alimentos, da falta de acesso à terra, do controle das multinacionais no mercado agrícola, entre outras causas. 
c) A modernização da agricultura gerou oferta recorde e excedente de alimentos para alimentar toda a humanidade, debelando, assim, a fome nos países pobres.
d) nos países subdesenvolvidos, nos quais a principal atividade econômica é a agropecuária, o problema da fome é menor devido à produção de alimentos básicos.

Resposta: Letra B.
A problemática da forma do mundo não se solucionou com os avanços tecnológicos alcançados na agropecuária e na produção de alimentos. Isso se explica pelo valor especulativo da terra e das mercadorias, vinculadas à concentração de terras e a outros fatores econômicos relacionados com a desigualdade no acesso à riqueza.

Nenhum comentário: