PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Questões de concursos públicos sobre o governo Lula - com gabarito

Questão 01 -  CESGRANRIO - 2013 - IBGE - Tecnologista - Análise Socioeconômica
Quando o presidente Luís Inácio Lula da Silva foi eleito, em 2002, as manchetes do mundo inteiro enfatizaram o fato como algo inédito: o primeiro presidente oriundo da classe operária em um país marcado por pouca mobilidade social ascendente e detentor de um dos piores índices de distribuição de renda e riqueza do mundo. Em contraposição a isso, qualquer criança de escola aprende que, nos Estados Unidos, qualquer um pode ser presidente pouco importando suas origens. De fato, o aspecto mais crucial do Sonho Americano é a possibilidade de se chegar ao topo do sistema de estratificação (Pessen, 1984). Para muitos observadores, essa seria a principal diferença entre os Estados Unidos e o resto do mundo. BRYM, Robert et al. Sociologia - Sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Thomson Learning, 2006, p.196. A partir do texto acima, o que confirma a ideia central do Sonho Americano é que, nos Estados Unidos, 
(A) a tarefa para alcance do topo do sistema de estratificação é desestimulada. 
(B) a determinação coletiva para a dedicação no trabalho promove ascensão social. 
(C) os anos de estudo dos indivíduos e de seus pais determinam as mudanças na hierarquia social. 
(D) os méritos individuais valem mais que a origem social. 
(E) os indivíduos de países ricos têm mais oportunidades para a inserção nas camadas mais privilegiadas da sociedade.

Questão 02 - COPEVE-UFAL - 2013 - UNEAL - Vestibular - História
Em janeiro de 2003, a Presidência da República, era entregue a uma pessoa oriunda dos meios operários. Pela primeira vez a população elegera um candidato de esquerda para conduzir os rumos da nação brasileira. Em seus dois primeiros anos de mandato, Lula consolidou a posição de liderança exercida pelo Brasil na América do Sul, ao mesmo tempo procurou estreitar relações comerciais com países de economia emergente como a Índia, a África do Sul, a China e alguns países árabes. Durante os dois mandatos do presidente Lula, alguns avanços foram obtidos. Dentre eles, dados os itens abaixo, 
I. Aprovou a Lei de Responsabilidade Fiscal. 
II. Promoveu reformas na área da Previdência Social e fez da política econômica o eixo fundamental do seu governo. 
III. Decidiu acabar com a política de sobrevalorização do real. 
IV. Promoveu o incentivo às exportações, gerando um superávit na balança comercial brasileira. 
V. Lançou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com inúmeras obras financiadas em forma de parceria entre o poder público e a iniciativa privada. verifica-se que estão corretos 
A) I, II e IV, apenas. 
B) II, III e V, apenas. 
C) II, IV e V, apenas. 
D) III, IV e V, apenas. 
E) I, III e IV, apenas. 

Questão 03 - URCA/2012.1 ­ Leia as afirmações abaixo referidas ao governo de Luís Inácio Lula da Silva (períodos: 2003 - ­2007 e 2007 - ­2010), e a seguir assinale a alternativa que contempla as afirmativas verdadeiras: 
I) Começou seu primeiro mandato com um duro ajuste fiscal e com a reforma da Previdência. Ganhou a confiança dos mercados através da manutenção da política financeira do Governo de Fernando Henrique. 
II) Promoveu, com sucesso, a expansão do mercado interno e conquistou novos mercados para os produtos brasileiros em países em desenvolvimento.
III) Assegurou a estabilidade da moeda (o Real) e possibilitou um acelerado crescimento do crédito, tanto para as empresas quanto para pessoas físicas, o que, aliado à valorização do salário mínimo (70% de majoração em termos reais), possibilitou o aumento do poder de compra dos brasileiros, causando uma grande expansão da indústria de bens de consumo duráveis (móveis, eletrodomésticos, automóveis). IV) Implementou importantes políticas de distribuição de renda e de combate à fome e a miséria, sem entretanto entrar em rota de colisão com o empresariado. Os níveis de emprego tiveram importante crescimento, inclusive de emprego formal. Assinale: 
a) Se todas as afirmativas são verdadeiras; 
b) Se todas as afirmativas são falsas; 
c) Se apenas as afirmativas I e III são verdadeiras; 
d) Se a apenas a afirmativa IV é verdadeira; 
e) Se apenas a afirmativa II é verdadeira.

Questão 04 -  TJ-SC - 2011 - TJ-SC - Analista Administrativo
Leia as alternativas a seguir e assinale a única que está INCORRETA em relação à política do governo Luiz Inácio Lula da Silva
a) Criação do ProUni que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. 
b) Criação do Programa FOME ZERO, que atua a partir de quatro eixos articuladores: acesso aos alimentos, fortalecimento da agricultura familiar, geração de renda e articulação, mobilização e controle social. 
c) Criação do programa Primeiro Emprego com objetivo de combater o trabalho escravo e o trabalho infantil nas diversas regiões do Brasil. 
d) Criação do programa Bolsa Família - programa de transferência direta de renda às famílias, beneficiando aquelas em situação de pobreza e extrema pobreza. 
e) Continuidade da política econômica do Governo FHC. 

Gabarito
01 - D
02 - C
03 - A
04 - C

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...