PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 9 de agosto de 2015

Redes Sociais: 10 Questões de concursos públicos sobre o Facebook e o Twitter - com gabarito

Noções de Informática - Redes Sociais: 10 Questões de concursos públicos sobre o Facebook e o Twitter - com gabarito

Questão 01 - ESAF - 2012 - CGU - Analista de Finanças e Controle - prova 3 - Comunicação Social
O termo microblog popularizou-se para designar um tipo específico de serviço em que o usuário ou empresa, após a criação de uma conta e um pequeno perfil, pode enviar mensagens de textos para outros usuários que estejam interessados em ouvir o que ele tem a dizer, em geral com um limite de caracteres. Entre os mais populares desta categoria, destaca-se o 
a) Orkut. 
b) Facebook. 
c) Twitter. 
d) Instagram. 
e) LinkedIn.

Questão 02 - FAFIPA - 2014 - UFFS - Técnico de Tecnologia da Informação
A rede social ________________ completou dez anos em 2014, atingindo o valor de mercado de US$ 160 bilhões. Em comemoração aos seus dez anos, a rede social lançou recentemente uma ferramenta que permite que usuários assistam a vídeos com a retrospectiva de seu perfil. A palavra que completa corretamente a lacuna da frase é: 
(A) Facebook. 
(B) Google. 
(C) Instagram. 
(D) Twitter. 
(E) Linkedin.

Questão 03 - COPESE - UFT - 2013 - Prefeitura de Palmas - TO - Agente Administrativo Educacional
Os blogs são publicações facilitadas por ferramentas na Internet, normalmente associadas a uma estrutura de textos autorais com ordem cronológica inversa. Dentre as categorias de blogs, destacam-se os serviços de microblogging que são ferramentas de mensagens curtas e limitadas. Assinale a seguir um exemplo de microblog. 
(A) Flickr 
(B) Gmail 
(C) Outlook 
(D) Twitter 

Questão 04 - FUNDAÇÃO DOM CINTRA - 2010 - Prefeitura de Palmas - TO - Professor - Língua Espanhola
Atualmente existe uma ferramenta de microblogging que permite aos usuários o envio e a leitura de mensagens pessoais de outros contatos, através da própria web ou através de SMS. Exemplificando, um usuário Cesar entra em um site e cria uma conta para poder escrever mensagens, com até 140 caracteres, para dizer o que está fazendo, compartilhar pensamentos, dicas de links e vídeos. Por meio da página, Cesar recebe mensagens de pessoas que ele segue, e as pessoas que seguem Cesar recebem as dele. Essa ferramenta é conhecida por: 
A) sniffer 
B) twitter 
C) gopher 
D) spammer 
E) keylogger

Questão 05 - VUNESP - 2014 - SEE-SP - Analista de Tecnologia - Tecnologia da Informação
O Facebook anunciou nesta quarta-feira (19) a compra do aplicativo (…) por US$ 16 bilhões. O valor é o mais alto já pago por um aplicativo para smartphones desde que a pró- pria rede social comprou o Instagram. Também é a maior aquisição do site de Mark Zuckerberg. (http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/02/facebook-compra-o-aplicativo- -...-por-us-16-bilhoes.html,19.02.2014) A notícia trata da compra do 
(A) Messenger. 
(B) Skype. 
(C) Snapchat. 
(D) Twitter. 
(E) WhatsApp.

Questão 06 - FUNCAB - 2013 - SC-CE - Analista de Desenvolvimento Urbano - Engenharia Agronômica
São sites típicos de busca de informações na Internet, EXCETO: 
A) Altavista. 
B) Yahoo. 
C) Google. 
D) Ask. 
E) Facebook.

Questão 07 - CETRO - 2014 - IF-PR - Relações Públicas
Escrever para a Internet requer do profissional de Comunicação atenção, principalmente quando está lidando com a imagem de organizações. Regularidade, rapidez, postar e responder a mensagens com o olhar da organização e não o pessoal fazem parte dos cuidados que o profissional de Comunicação deve ter ao trabalhar com a imagem das organizações na atualidade. É correto afirmar que os trending topics estão, especificamente, ligados ao 
(A) Facebook. 
(B) Twitter. 
(C) Instagram. 
(D) Blog. 
(E) E-mail. 

Questão 08 - CESGRANRIO - 2014 - Banco do Brasil - Escriturário
O Facebook é uma rede social em que pessoas interagem postando conteúdo na forma de “status”, interagindo com o conteúdo postado por outras pessoas por meio de três ações. Disponibilizadas por meio de links, logo após o conteúdo original, essas três ações aparecem na seguinte ordem: 
(A) Cutucar, Curtir e Comentar. 
(B) Curtir, Comentar e Repostar. 
(C) Comentar, Compartilhar e Gostar. 
(D) Convidar, Curtir e Divulgar. 
(E) Curtir, Comentar e Compartilhar.

Questão 09 - FUNRIO - 2014 - INSS - Analista - Jornalismo
Qual das seguintes alternativas serve como exemplo de microblog? 
A) You Tube; 
B) Twitter; 
C) Facebook; 
D) Pinterest; 
E) Explorer. 

Questão 10 - CONSULPLAN - 2014 - MAPA - Agente Administrativo

“Ampliando sua participação no mercado de forma surpreendente, o Facebook, de Mark Zuckerberg, vem inovando com aquisições extremamente vantajosas nos últimos anos. Seu fundador e proprietário já anunciou em seu perfil na rede social, há alguns anos, a compra do _______________, aplicativo gratuito que permite colocar filtros em fotos e compartilhá-las em sites. Já no início de 2014, foi anunciada a aquisição do __________________, definido no comunicado do próprio Facebook como ‘companhia de mensagens móveis em várias plataformas com rápido crescimento’.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. 
A) Vimeo / Viber 
B) YouTube / WeChat 
C) Instagram / WhatsApp
D) Vine / Nimbuzz Messenger

GABARITO

01 - C

02 - A

03 - D

04 - B

05 - E

06 - E

07 - B

08 - E

09 - B

10 - C

Nenhum comentário: