PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 9 de agosto de 2015

10 Questões de concursos públicos sobre a Revolução Francesa - com gabarito

Questão 01 - CEFET-AL - 2013 - IF-AL - Professor - História
“A história moderna termina em 1789, com aquilo que a Revolução batizou de ‘Antigo Regime’. [...] 1789 é a chave para o antes e para o depois. Separe-os, e, portanto, os define, os ‘explica.” (FURET, François. Pensando a Revolução Francesa. São Paulo: Paz e Terra, 1989. P. 17) Através do texto acima, de François Furet, nos é possível perceber que, passados mais de 200 anos da Revolução Francesa, não há duvidas sobre o seu significado histórico e sua importância, particularmente para o mundo ocidental. Acerca desse episódio da história ocidental, considere as afirmativas abaixo e escolha a que for verdadeira: 
a) O ano de 1789, início do processo revolucionário francês é um marco consensualmente aceito por todas as historiografias como o início da Era Contemporânea. 
b) Pode-se considerar a Revolução Francesa com uma revolução exclusivamente burguesa. 
c) A burguesia, segmento social que esteve à frente do processo revolucionário, constituía-se em um grupo social homogêneo, com interesses comuns bem definidos. 
d) A Revolução significava o novo, a justiça, a igualdade, a liberdade, a fraternidade, a limitação dos poderes e a democracia, embora o conceito atribuído a esses valores fosse relativizado pelos que estiveram à frente do movimento revolucionário de 1789. 
e) A Revolução não pode ser considerada uma prova inequívoca da maturidade burguesa rumo à tomada do poder politico e a eliminação dos últimos entraves ao capitalismo, uma vez que, a mesma apoiou-se em outros segmentos sociais como os sans-culottes e o campesinato.

Questão 02 - CESPE - 2010 - Instituto Rio Branco - Diplomata - 2ª Etapa C
Assinale a opção correta com relação às transformações institucionais introduzidas pela Revolução Francesa. 
A) A concessão de voto universal, independentemente de renda. 
B) A tentativa bem-sucedida de aprovação de um código civil, já em 1789. 
C) A separação entre Igreja e Estado, uma das principais reformas da Assembleia Nacional no ano de 1789. 
D) A instituição de um sistema de compra de cargos públicos, em substituição ao sistema hereditário existente no Antigo Regime. 
E) A conscrição maciça de homens solteiros entre 18 e 25 anos, medida precursora do recrutamento militar obrigatório.

Questão 03 - FCC - 2012 - SEE-MG - Professor de Educação Básica - História
O processo revolucionário francês, iniciado em 1789, conhecido como Revolução Francesa, ajudou a construir a própria sociedade contemporânea, pois essa Revolução 
(A) incorporou uma dimensão social e popular que a universalizou, tornando-a uma inspiração para todos os que lutavam pela liberdade. 
(B) consolidou valores burgueses, disciplinando a ação do capital com o objetivo de dar à maioria da população condições de se sublevar. 
(C) condicionou o capital ao trabalho, acentuando o caráter igualitário das relações político-ideológicas expressas nos Direitos do Homem. 
(D) ocasionou transformações econômicas e sociais que destruíram o feudalismo, favorecendo a ruptura dos laços de dominação burguesa.

Questão 04 - VUNESP - 2013 - PC-SP - Agente de Polícia
Assinale a alternativa que indica o movimento que tornou mundialmente conhecidos os ideais representativos dos direitos humanos reconhecidos e representados pela liberdade, igualdade e fraternidade. 
(A) Independência dos Estados Unidos da América. 
(B) Revolução Francesa. 
(C) Cristianismo. 
(D) Catolicismo. 
(E) Iluminismo.

Questão 05 - FUNCAB - 2013 - SEDUC-RO - Professor - História
A Revolução Francesa extinguiu a sociedade do Antigo Regime, típica dos tempos modernos, que se caracterizava por ser: 
A) autoritária, baseada nas ideias principais do iluminismo. 
B) liberal, baseada na igualdade social e no livre mercado. 
C) socialista, baseada no controle da economia e na participação política. 
D) reformista, organizada em torno da liberdade partidária e de expressão. 
E) estamental, baseada em privilégios, favorecendo o clero e a nobreza.

Questão 06 - MPT - 2015 - MPT - Procurador do Trabalho
Qual das seguintes cláusulas NÃO CONSTA da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 proclamada durante a Revolução Francesa: 
a) A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão. 
b) Ninguém pode ser acusado, preso ou detido senão nos casos determinados pela lei e de acordo com as formas por esta prescritas. Os que solicitam, expedem, executam ou mandam executar ordens arbitrárias devem ser punidos; mas qualquer cidadão convocado ou detido em virtude da lei deve obedecer imediatamente, caso contrário torna-se culpado de resistência. 
c) Todos os homens em idade adulta e no pleno gozo de sua sanidade mental têm direito de votar e ser votado. 
d) A sociedade tem o direito de pedir contas a todo agente público pela sua administração. 
e) Não respondida

Questão 07 - IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - História
Segundo Umberto Eco (1989): É verdade, a Revolução Francesa foi antecipada por outros fenômenos como o habeas corpus inglês. Mas os ingleses, isso é sabido, permanecem em sua própria casa e, se conquistaram o habeas corpus, ficaram satisfeitos em conservá-lo para eles. A Revolução Francesa, ao contrario, exportou suas idéias de liberdade, igualdade e fraternidade. (...) A própria idéia das independências nacionais, nasce e se difunde com a Revolução Francesa. E portanto, nós somos, votamos, escrevemos cartas aos jornais, organizamos manifestações, pressionamos o nosso deputado, porque houve a Revolução Francesa” Considerado a citação exposta acima, indique qual influência que a Revolução Francesa teve em outros contextos: 
I. A revolução Inglesa foi urbana e industrial, a Revolução Francesa realizou-se no campo, por isso não atentou às questões relativas ao habeas corpus. 
II. A Revolução Francesa entusiasmou o continente Europeu, influenciou movimentos emancipacionistas como a Revolução Haitiana e a Conjuração Baiana; 
III. A Revolução Inglesa do século XVII não influenciou imediatamente nenhuma mudança no mundo Ocidental, diferentemente do contexto francês; 
IV. Os efeitos da Revolução Francesa, iniciada em 1789, encontraram um mundo mais receptivo às mudanças sociais. Estão corretos os itens: 
a) I e II 
b) I, III, IV 
c) I, II e III 
d) II, III e IV

Questão 08 - FCC - 2014 - TCE-PI - Pedagogo
No Século XVIII, a Revolução Francesa trouxe o lema igualdade, liberdade e fraternidade e uma teoria educacional considerada revolucionária para a época, pois afirmava os direitos do indivíduo, apoiava-se no humanismo igualitário e indicava que o processo civilizatório deveria ser universal. Passados mais de 200 anos dos ideais da Revolução Francesa e dos períodos históricos que a sucederam, constata-se que 
(A) a exclusão escolar permanece e a uma grande parte da população ainda é negado o direito à educação. 
(B) não é possível a transmissão de conhecimentos de forma contextualizada. 
(C) não é possível se conseguir organizar a escola como espaço de saber para todos. 
(D) é comum a organização escolar baseada na integração entre teoria e prática. 
(E) há avanço das áreas científicas no compartilhamento dos saberes desenvolvidos, em diferentes ambientes. __________________

Questão 09 - CEPERJ - 2013 - SEDUC-RJ - Professor - História
A Revolução Francesa é considerada por muitos historiadores como o modelo mais característico de revolução burguesa, criando paradigmas e valores que seriam difundidos, pelo menos, por todo o Ocidente. Entretanto, a partir de 1830, o movimento em direção às revoluções burguesas sofreu uma infl exão e mudou de rumo. As mudanças que caracterizam as transformações que deram origem ao que o historiador Eric Hobsbawm denomina “movimentos nacionalistas conscientes” podem ser descritos nos seguintes termos: A) Os países da Europa abriram mão defi nitivamente dos ideais liberais, tanto no campo econômico quanto no plano político, e se tornaram francamente intervencionistas e fascistas. B) Países europeus adotaram a tese do “liberalismo em um país só” e tenderam a um tipo de liberalismo de esquerda, em padrões muito próximos aos dos jacobinismos mais radicais, numa espécie de “ensaio geral” para as revoluções socialistas. C) O movimento geral favorável às revoluções burguesas fragmentou-se na direção de interesses nacionais particulares; cada um dos movimentos ressaltava sua preocupação primordial com a própria nação, que levaria os povos do mundo à liberdade. D) Os países europeus tenderam a adotar nacionalismos ligados a extremismos políticos de direita e de esquerda, com projetos de se expandirem na direção dos outros países, abandonando o ideal liberal e trocando tais princípios por uma espécie de bonapartismo de esquerda ou fascista. E) O movimento geral favorável às revoluções burguesas refluiu na direção do despotismo esclarecido e houve um acordo geral, inclusive na França, com as antigas nobrezas e com os aristocratas, como prova a transformação de Napoleão em imperador.

Questão 10 - CEFET-AL - 2013 - IF-AL - Professor - História

Sobre a Conspiração dos Iguais ocorrida durante o governo do Diretório, (1795-1799) um movimento dos sansculottes, liderado por Graco Babeuf, NÃO é possível afirmar que: a) Para a burguesia, o risco da radicalização, nesse momento do processo revolucionário estava descartado, pois a mesma já havia retomado as rédeas da Revolução. b) A Conspiração dos Iguais revelou o quadro de instabilidade politica e a crise socioeconômica que afetavam a República Francesa naquele momento. c) No programa do movimento estava a repartição dos gêneros alimentícios de primeira necessidade entre todos os indivíduos. d) A Conspiração dos Iguais alimentou nas massas a esperança de aprofundamento da Revolução até ao pleno cumprimento dos ideais que embalaram o movimento revolucionário de 1789 e à total realização dos seus anseios de emancipação por via da democracia plena. e) O movimento popular liderado por Babeuf fazia uma crítica radical à propriedade privada e propunha um modo inédito de organização politica da sociedade. 

Gabarito

01 - D

02 - E

03 - A

04- B

05 - E

06 - C

07 - D

08 - A

09 - C

10 - A

Nenhum comentário: