PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Exercícicios Resolvidos sobre a Revolução Industrial

1. (URCA) O Capitalismo teve origem na Europa e se expandiu para outros lugares do mundo, que estavam sendo incorporados à economia mundial. Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas e indique a alternativa correta.
( ) O Capitalismo surgiu na Europa, no século VIII e se expandiu para outros países, no mesmo século, fortalecendo a 1ª Revolução Industrial, no século XIII.
( ) O Capitalismo funciona conforme a lei da oferta e da procura - economia de mercado, e nas relações de trabalho onde predomina o trabalho assalariado.
( ) Nas relações de trabalho do sistema capitalista, baseada principalmente no trabalho assalariado, é possível ao trabalhador, através da aquisição de bens, eliminar a divisão de classes (característica deste sistema Socialista).
( ) A fase do capitalismo financeiro se desenvolveu, principalmente, após a 1ª Guerra Mundial (1939-1945) sendo a união do capital industrial com o capital de financiamento (bancário), e se caracteriza pelos mercados de capitais negociados nas bolsas de valores.
( ) Podemos afirmar que Oligopólio é uma forma mais apropriada de Monopólio, pois Oligopólio ocorre quando um grupo de empresas domina o mercado de determinado produto ou serviço.
a) FVFFV.
b) VVVFV.
c) FVFVF.
d) FVFVV.
e) VFVFF.

2. Após a Revolução Industrial, a sociedade evoluiu de tal forma que houve a necessidade da implantação da divisão do trabalho. Explique o que a divisão social do trabalho.
R= Organização da produção cabendo um papel a cada grupo. Países subdesenvolvidos. Fornecimento de matéria prima. Países desenvolvidos - tecnologia, capital.

3. (UFV) A industrialização nos países do chamado Primeiro Mundo, os países capitalistas economicamente desenvolvidos, entrou, nas últimas décadas do século XX, em uma fase conhecida como Terceira Revolução Industrial. No que se refere à utilização de fontes de energia para a produção econômica nessa nova fase de industrialização, é CORRETO afirmar que:
a) O carvão mineral é a principal fonte de energia da atualidade, em função da importância das máquinas a vapor.
b) A única fonte de energia da atualidade é a nuclear, por causa da importância da indústria automobilística.
c) A utilização de qualquer fonte de energia tende a ser abandonada, a despeito da atual importância do petróleo, a fim de se evitar danos ambientais.
d) A utilização de fontes de energia renováveis e menos poluidoras tende a prevalecer, apesar de ser ainda muito grande a importância do petróleo para o desenvolvimento industrial.
e) A utilização do carvão vegetal tende a tornar-se predominante, pois é hoje cada vez maior a consciência da necessidade de proteger o meio ambiente.

4. Leia, com atenção, o texto do geógrafo J. W. Vesentini. "A descoberta da eletricidade e dos motores elétricos traz grandes inovações técnicas. O carvão vai sendo substituído pelo petróleo. No lugar da indústria têxtil, os setores mais importantes passam a ser a siderurgia, as indústrias metalúrgicas, a petroquímica e a indústria automobilística."
O texto trata da:
a) Primeira Revolução Industrial que ocorreu de meados do século XVIII até por volta de 1870
b) Segunda Revolução Industrial surgida desde o final do século passado até os anos 70 do século XX
c) Terceira Revolução Industrial, típica das inovações tecnológicas da época atual
d) Aplicação de inovações técnicas na produção, sem caracterizar uma periodização das Revoluções Industriais.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...