PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Questão de Geografia - ENEM 2023 - Os movimentos da agricultura urbana no Rio de Janeiro vêm crescendo nos últimos vinte anos

ENEM 2023 - Os movimentos da agricultura urbana no Rio de Janeiro vêm crescendo nos últimos vinte anos, tanto por meio de reproduções de modelos de vida antigos, vinculados ao resgate dos próprios costumes, como — e cada vez mais — são revelados hábitos inventivos nos quais moradores urbanos de diferentes classes sociais, sem nenhuma referência anterior com o campo, passam a se dedicar a essas atividades. Ao possiblitar o acesso ao plantio e, consequentemente, à alimentação, permite-se uma nova relação com o que se come, reduzindo o percurso da cadeia produtiva e aproximando produtores de consumi - dores, pois ambos se confundem nas experiências de agricultura urbana. 
PORTILHO, M.; RODRIGUES, C. G. O.; FERNANDEZ, A. C. F. Cultivando relações no arranjo local da Penha: a mobilização de mulheres a partir das práticas de agricultura urbana na favela. Cidades, Comunidades e Territórios, n. 42. jun 2021. 

A prática agrícola destacada no texto apresenta como vantagem no espaço urbano a 
a) ocupação de lugares ociosos. 
b) densificação da área central. 
c) valorização do mercado externo. 
d) priorização de insumos químicos. 
e) mecanização de técnicas de cultivo.

RESPOSTA:
Letra A.

O cultivo da agricultura urbana vem ganhando mais espaços e visibilidade. As atividades desenvolvidas na produção de alimentos, seja nas áreas mais centrais, seja nas áreas periféricas das cidades, ocupam terrenos ociosos no perímetro urbano, como as hortas comunitárias, terrenos abaixo de linha de transmissão energética, terraços e coberturas de prédios. As estratégias que auxiliam na geração de empregos e na melhor distribuição de alimentos impactam diretamente na segurança alimentar da população.

Nenhum comentário: