PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Questão de Geografia - ENEM 2023 - No Cerrado, o conhecimento local está sendo cada vez mais subordinado à lógica do agronegócio.

ENEM 2023 - No Cerrado, o conhecimento local está sendo cada vez mais subordinado à lógica do agronegócio. De um lado, o capital impõe os conhecimentos biotecnológicos, como mecanismo de universalização de práticas agrícolas e de novas tecnologias, e de outro, o modelo capitalista subordina homens e mulheres à lógica do mercado. Assim, as águas, as sementes, os minerais, as terras (bens comuns) tornam-se propriedade privada. Além do mais, há outros fatores negativos, como a mecanização pesada, a “pragatização” dos seres humanos e não humanos, a violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa. 
CALAÇA, M.; SILVA, E. B; JESUS, J, N, Territorialização do agronogócio e subordinação do canpesinato no Cerrado. Elisée, Rev. Geo. UEG. n. 1, jan -jun. 2021 (adaptado) 

Os elementos descritos no texto, a respeito da territorialização da produção, demonstram que há um 
a) cerco aos camponeses, inviabilizando a manutenção das condições para a vida. 
b) descaso aos latifundiários, impactando a plantação de alimentos para a exportação. 
c) desprezo ao assalariado, afetando o engajamento dos sindicatos para o trabalhador. 
d) desrespeito aos governantes, comprometendo a criação de empregos para o lavrador 
e) assédio ao empresariado, dificultando o investimento de maquinários para a produção.

RESPOSTA:
Letra A.

A ocupação do Cerrado pelo agronegócio, nas últimas décadas, trouxe uma nova realidade para a lógica do funcionamento do espaço geográfico local. O avanço de monoculturas, como a da soja ou a expansão pecuária — ambas voltadas basicamente para o mercado internacional —, conflita cada vez mais com a sobrevivência da agricultura familiar (campesinato) com suas produções voltadas para o mercado interno. Tal quadro determina a expropriação dessas famílias, inviabilizando a permanência delas na região.

Nenhum comentário: