PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Questão de Geografia - Albert Einstein 2024 - Multinacionais na Rússia ainda financiam guerra na Ucrânia

Albert Einstein 2024 - Multinacionais na Rússia ainda financiam guerra na Ucrânia 
Das 1 387 empresas ocidentais com subsidiárias russas no início da invasão, em 24 de fevereiro de 2022, apenas 241 (17%) abandonaram inteiramente o país. As que permaneceram, geraram naquele ano 177 bilhões de dólares para os cofres nacionais russos. 
(www.dw.com, 05.07.2023. Adaptado.) 

No contexto econômico e político mundiais, o excerto explicita a contradição entre 
A) os interesses corporativos proporcionados pela globalização e a desinformação sobre as tensões que afligem atualmente os países pelo mundo. 
B) a arrecadação de impostos ao Estado em guerra e os lucros obtidos pelas multinacionais no país. 
C) a força do rublo russo no mercado financeiro e a ausência de critérios na divisão internacional do trabalho. 
D) os movimentos de coalização entre os Estados belicosos e a participação de empresas estatais no comércio internacional. 
E) a efetividade de sanções internacionais aos Estados em guerra e a dependência do leste europeu pela produção industrial das multinacionais.

RESPOSTA:
Letra B.

O excerto demonstra que as empresas ocidentais que permaneceram na Rússia geraram, por meio da arrecadação de impostos, 177 bilhões de dólares aos cofres do país. Tal fenômeno aponta a dificuldade que o ocidente tem de prejudicar a economia russa, apesar de suas sanções. As empresas ocidentais, mesmo com os esforços de seus Estados nacionais de tentarem cercar a Rússia, valorizam o lucro que conseguem obter na região e, portanto, continuam fazendo negócios no país, o que contraditória e indiretamente financia a guerra contra a Ucrânia.

Nenhum comentário: