PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Questão de Geografia - ENEM 2023 - TEXTO I Com uma população de 25 milhões de habitantes (cerca de 60% de minorias muçulmanas, principalmente da etnia Uigur), Xinjiang

ENEM 2023 - TEXTO I 
Com uma população de 25 milhões de habitantes (cerca de 60% de minorias muçulmanas, principalmente da etnia Uigur), Xinjiang é uma região estratégica para a China. Faz fronteira com oito países, é uma artéria crucial do megaprojeto de infraestrutura chinês Cinturão e Rota e tem as maiores reservas nacionais de carvão e gás natural. 
(NINIO, M. Disponível em: https: oglobo.globo.com. Acesso em: 5 out. 2021 adaptado) 

TEXTO II 
Dentre as províncias da Região Oeste, Xinjiang se destaca ao receber mais de 1,7 milhão de migrantes entre 2000 e 2010. O principal motivo desse fluxo migratório é que o governo fornece subsídios à população visando aumentar a proporção de chineses da etnia Han em relação à população local de etnias turca e muçulmana. 
ALVES. F.: TOYOSHIMA. S. Disparidade socioeconônica e fluxo migratório chinês: interpretação de eventos contemporâneos segundo os clássicos do desenvolvimento. Revista de Economia Contemporânea. n 1. jan. abr. 2017 (adaptado) 

A política demográfica para a província mencionada nos textos é parte da seguinte ação estratégica do governo chinês: 
a) Promover a ocupação rural. 
b) Favorecer a liberdade religiosa. 
c) Descentralizar a gestão pública. 
d) Incentivar a pluralidade cultural. 
e) Assegurar a integridade territorial.  

RESPOSTA:
Letra E.

A região de Xinjiang, localizada a noroeste do país, conforme o texto, é apontada como uma das províncias estratégicas para o megaprojeto “Cinturão e Rota”, além de deter reservas naturais importantes. No entanto, nesta localidade tão importante para as políticas econômicas do governo chinês, habita um grande contingente de minorias, tal como os Uigures, que já foram acusados de práticas terroristas e separatistas. Nesse contexto, com o intuito de assegurar a integridade territorial, o governo chinês passou a incentivar a migração da maior etnia do país (etnia Han) para essa região, reduzindo assim a proporção de etnias que possam representar alguma ameaça aos projetos do governo do país.

Nenhum comentário: