PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 22 de março de 2022

Questão de História - ENEM PPL 2021 - Ata Geral da Conferência de Bruxelas, 2 de julho de 1890

ENEM PPL 2021 - Ata Geral da Conferência de Bruxelas, 2 de julho de 1890 
As potências declaram que os meios mais eficazes para combater a escravatura no interior da África são os seguintes: 
1.° — A organização progressiva dos serviços administrativos judiciais, religiosos e militares nos territórios da África, colocados sob a soberania ou sob protetorado das nações civilizadas; 
2.° — O estabelecimento gradual no interior, pelas potências de quem dependem os territórios, de estações fortemente ocupadas, de maneira que a sua ação protetora ou repressiva possa se fazer sentir com eficácia nos territórios assolados pela caçada ao homem. 
Disponível em: www.fd.uni.pt. Acesso em: 21 jan. 2015. 

No contexto da colonização da África do século XIX, o recurso ao argumento civilizatório apresentado no texto buscava legitimar o(a) 
a) estabelecimento de governos para a constituição de Estados nacionais. 
b) submissão de espaços para alterar as relações de produção. 
c) delimitação de jurisdições para bloquear a expansão capitalista. 
d) defesa do continente para encerrar as contínuas guerras civis. 
e) reconhecimento da alteridade para preservar as práticas tribais.

RESPOSTA:
Letra B.

A Conferência de Bruxelas foi convocada pelo rei belga Leopoldo II, sob pretexto de abolir o tráfico de escravos na região da África Central. O propósito dessa reunião era impedir a selvageria e assegurar a implantação da civilização naquele continente. Contudo, a verdadeira intenção do monarca era certificar sua posse sobre o Estado Livre do Congo, já reconhecido por outras potências europeias na Conferência de Berlim, em 1885. Cabe lembrar que o referido chefe de Estado europeu ficou conhecido por praticar as maiores barbaridades e atrocidades contra a população congolesa. Lembremos, também, que a introdução de relações econômicas capitalistas no continente com a produção para a exportação em larga escala, cobrança de impostos e circulação de moedas, além do combate às práticas escravistas, alteraram relações tradicionais existentes em diversos povos, culturas e regiões.

LEIA TAMBÉM:

Questões de História / ENEM PPL 2021 - Questão 50 - Questão 62 - Questão 63 -  Questão 66 - Questão 67 -  Questão 72 - Questão 74 - Questão 75 - Questão 80Questão 83 -  Questão 87 - Questão 88

Um comentário:

Unknown disse...

obrigadaaa pela explicação