ENEM PPL 2021 - Em Minas Gerais, Pernambuco e outras partes do Brasil, as pessoas de origem mista, e até pessoas brancas casadas com elas, eram excluídas do governo municipal. das irmandades leigas, do clero, de certos comércios e profissões. A eleição de um certo homem para a Câmara de Cachoeira, na Bahia, foi contestada em 1748 porque “ele era um homem cuja qualidade de sangue ainda era desconhecida”, e isso a despeito do fato de que tinha diploma universitário.
SCHWARTZ, S. Gente da terra braziliense da nação. In: MOTA, C. G. (Org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500- 2000). São Paulo: Senac, 2000 (adaptado).
Depreende-se do texto que a configuração política da América portuguesa setecentista era marcada pelo(a)
a) soberania da Igreja na solução de conflitos.
b) restrição da participação nas instituições locais.
c) investimento em educação nos núcleos urbanos.
d) crescimento da liberalidade na distribuição de alforrias.
e) interdição de associações no mundo dos negócios.
RESPOSTA:
Letra B.
O texto indica uma restrição imposta em razão da “qualidade de sangue”, uma relação típica do Antigo Regime e de sociedades estamentais marcadas por noções de nobreza e pureza de sangue. Para alcançar destaque na sociedade – tanto metropolitana quanto colonial – e ter acesso a cargos e benesses, era necessário ser considerado ‘puro’. No caso indicado, a qualificação intelectual não era suficiente e o fato de ser mestiço ou casado com uma não branca constituía impeditivo para se exercer determinados cargos ou funções no Brasil colonial.
LEIA TAMBÉM:
Questões de História / ENEM PPL 2021 - Questão 50 - Questão 62 - Questão 63 - Questão 66 - Questão 67 - Questão 72 - Questão 74 - Questão 75 - Questão 80 - Questão 83 - Questão 87 - Questão 88 -
Nenhum comentário:
Postar um comentário