PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 19 de março de 2022

Questão de História - ENEM PPL 2018 - Os próprios senhores de engenho eram uns gulosos de doce e de comidas adocicadas.

ENEM PPL 2018 - Os próprios senhores de engenho eram uns gulosos de doce e de comidas adocicadas. Houve engenho que ficou com o nome de “Guloso”. E Manuel Tomé de Jesus, no seu Engenho de Noruega, antigo dos Bois, vivia a encomendar doces às doceiras de Santo Antão; vivia a receber presentes de doces de seus compadres. Os bolos feitos em casa pelas negras não chegavam para o gasto. O velho capitão-mor era mesmo que menino por alfenim e cocada. E como estava sempre hospedando frades e padres no seu casarão de Noruega, tinha o cuidado de conservar em casa uma opulência de doces finos. 
FREYRE, G. Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985 (adaptado). 
O texto relaciona-se a uma prática do Nordeste oitocentista que está evidenciada em: 
a) Produção familiar de bens para festejar as datas religiosas. 
b) Fabricação escrava de alimentos para manter o domínio das elites. 
c) Circulação regional de produtos para garantir as trocas metropolitanas. 
d) Criação artesanal de iguarias para assegurar as redes de sociabilidade. 
e) Comercialização ambulante de quitutes para reproduzir a tradição portuguesa.

RESPOSTA:
Letra D.

No texto, a  alternativa D pode ser corroborada por meio do trecho "E Manuel Tomé de Jesus, no seu Engenho de Noruega, antigo dos Bois, vivia a encomendar doces às doceiras de Santo Antão; vivia a receber presentes de doces de seus compadres".

LEIA TAMBÉM:

Questões de História / ENEM PPL 2018 - Questão 17 -  Questão 49 -  Questão 52 - Questão 56 - Questão 58 - Questão 60 - Questão 62 - Questão 63 - Questão 70 - Questão 73 - Questão 85 - 

Nenhum comentário: