PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 19 de março de 2022

Questão de História - ENEM PPL 2018 - Nas décadas de 1860 e 1870, as escolas criadas ou recriadas, em geral, previam a presença de meninas

ENEM PPL 2018 - Nas décadas de 1860 e 1870, as escolas criadas ou recriadas, em geral, previam a presença de meninas, mas se atrapalhavam na hora de colocar a ideia em prática. Na província do Rio de Janeiro, várias tentativas foram feitas e todas malsucedidas: colocar rapazes e moças em dias alternados e, em 1874, em prédios separados. Para complicar, na Assembleia, um grupo de deputados se manifestava contrário ao desperdício de verbas para uma instituição “desnecessária”, e a sociedade reagia contra a ideia de coeducação. 
VILLELA, H. O. S. O mestre-escola e a professora. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003 (adaptado). 
As dificuldades retratadas estavam associadas ao seguinte aspecto daquele contexto histórico: 
a) Formação enciclopédica dos currículos. 
b) Restrição do papel da mulher à esfera privada. 
c) Precariedade de recursos na educação formal. 
d) Vinculação da mão de obra feminina às áreas rurais. 
e) Oferta reduzida de profissionais do magistério público.

RESPOSTA:
Letra B.

No período em questão, a inserção feminina na sociedade sob seus direitos eram mínimos. As mulheres eram vistas apenas como ser reprodutivo, as quais, na visão social da época, eram julgadas por "não ter habilidades suficientes". Desse modo, as mulheres não conseguiam uma formação melhor, além de serem donas de casa e cuidar dos filhos e maridos.

LEIA TAMBÉM:

Questões de História / ENEM PPL 2018 - Questão 17 -  Questão 49 -  Questão 52 - Questão 56 - Questão 58 - Questão 60 - Questão 62 - Questão 63 - Questão 70 - Questão 73 - Questão 85 - 

Nenhum comentário: