PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 19 de março de 2022

Questão de História - ENEM PPL 2018 - A partir da segunda metade do século XVIII, com a primeira Revolução Industrial

ENEM PPL 2018 - A partir da segunda metade do século XVIII, com a primeira Revolução Industrial e o nascimento do proletariado, cresceram as pressões por uma maior participação política, e a urbanização intensificou-se, recriando uma paisagem social muito distinta da que antes existia. QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2002. As mudanças citadas foram conduzidas principalmente pelos seguintes atores sociais:
a) Burguesia e trabalhadores assalariados.
b) Igreja e corporações de ofício.
c) Realeza e comerciantes.
d) Campesinato e artesãos.
e) Nobreza e artífices.

RESPOSTA:
Letra A.

Com o advento da Industrialização iniciou-se diversas mudanças no cenário político-social, sendo uma delas o surgimento das classes denominadas Burgueses e Proletariados. O termo Burguesia origina-se dos "burgos", como eram chamadas as pequenas cidades que surgiram com o renascimento da atividade comercial no fim da Idade Média. Logo, a burguesia surgiu para denominar a classe comerciante que ascendia com o enfraquecimento do feudalismo. Assim, também surge os proletários, ou seja, a classe social dos batalhadores operários assalariados das industrias. Apesar de possuírem interesses econômicos distintos, tais grupos sociais foram crescendo, deixando sua força de trabalho nas cidades e buscando os direitos políticos, como o voto e a maior participação nas decisões políticas. Portanto, alternativa A está correta.

LEIA TAMBÉM:

Questões de História / ENEM PPL 2018 - Questão 17 -  Questão 49 -  Questão 52 - Questão 56 - Questão 58 - Questão 60 - Questão 62 - Questão 63 - Questão 70 - Questão 73 - Questão 85 - 

Nenhum comentário: