URCA 2018.2 - O IBGE propôs uma nova regionalização no ano de 2017, baseada em Regiões Geográficas Imediatas, que possui a rede urbana como principal elemento de referência, e em Regiões Geográficas Intermediárias que correspondem a uma escala intermediária entre as Unidades da Federação e as Regiões Geográficas Imediatas. (Fonte: https://www.ibge.gov.br/geociencias-novoportal/cartas-e-mapas/redesgeograficas/15778-divisoes-regionais-do-brasil.html?=&t=o-que-e)
Conforme destacado no mapa acima, as regiões imediatas 1, 2 e 3 representam grande influência na hierarquia e na rede urbana do estado do Ceará. Sobre isto é correto afirmar:
I - A Região 1 corresponde a faixa que engloba a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), tendo Fortaleza como metrópole nacional, que abriga uma população 2.627.482 (estimativa de 2017) e em 2017 o Produto Interno Bruto (PIB) registrou um percentual equivalente a 45% do PIB do Ceará.
II - A Região 2 corresponde à Região Imediata de Sobral importante pela produção da fruticultura irrigada e da carcinicultura, justificando o setor primário como principal na economia regional.
III - A Região 3 corresponde à Região Imediata de Juazeiro do Norte e engloba um importante aglomerado urbano formado pelo triângulo CRAJUBAR (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), que possui uma dinâmica urbana antagônica a tendência nacional.
Assinale a alternativa CORRETA.
A) I e II são corretas
B) I e III são corretas
C) Apenas a I é correta
D) Todas são corretas
E) Apenas a II é correta
RESPOSTA:
Letra C.
LEIA TAMBÉM:
Questões de Geografia / URCA 2018.2 - Questão 16 - Questão 17 - Questão 18 - Questão 19 - Questão 20 - Questão 22 - Questão 23 - Questão 24 - Questão 25 - Questão 26 - Questão 27 - Questão 28 - Questão 29 - Questão 30 -
Nenhum comentário:
Postar um comentário