PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 22 de março de 2022

Questão de Geografia - URCA 2018.2 - De acordo com Aziz Ab’Sáber, domínios morfoclimáticos e fitogeográfico é

URCA 2018.2 - De acordo com Aziz Ab’Sáber, domínios morfoclimáticos e fitogeográfico é “[...] um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial – de centena de milhares a milhões de quilômetros de área – onde haja um esquema coerente de feições de relevo, tipos de solos, formas de vegetação e condições climático-hidrológicas”. (AB’ SÁBER, A. N. Os domínios de Natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003, p. 11)

Fonte: https://suburbanodigital.blogspot.com.br/2018/04/mapa-do-brasil-para-colorir-dominios-morfoclimaticos.html 

Com base no mapa, marque a opção CORRETA:
A) O Domínio Amazônico localizado na região subtropical do Brasil compreende as terras baixas florestadas da Amazônia, onde predomina um verdadeiro labirinto hidrográfico e abrigando uma imensa biodiversidade.
B) O Domínio dos Mares de Morros situa-se na fachada atlântica, onde predominam as planícies costeiras florestadas por Mata Atlântica.
C) O Domínio das Araucárias situa-se numa porção de clima tropical, com predomínio de planaltos recobertos pela floresta aciculifoliadas das Araucárias.
D) O Domínio do Cerrado está situado na porção central do Brasil, onde predomina chapadas e chapadões recobertos por Cerrados, Cerradão e Campestres, sob clima equatorial.
E) O Domínio das Caatingas localiza-se na região semiárida do Brasil, onde predominam as depressões interplanálticas revestidas por Caatingas e com rios intermitentes.

RESPOSTA:
Letra E.

LEIA TAMBÉM:

Questões de Geografia / URCA 2018.2 - Questão 16 - Questão 17 - Questão 18 - Questão 19 - Questão 20 - Questão 22 - Questão 23 - Questão 24 - Questão 25 - Questão 26 - Questão 27 - Questão 28 - Questão 29 - Questão 30 -

Nenhum comentário: