PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Questão PET - No Brasil, a reforma agrária nunca foi plenamente realizada.

No Brasil, a reforma agrária nunca foi plenamente realizada. Um dos principais fatores que impedem a sua realização no país é: 
a) A falta de interesse dos camponeses em adquirir propriedades, já que o Brasil possui diversas propriedades disponíveis para a redistribuição de terras. 
b) O baixo preço pago pelo Governo pelas propriedades desapropriadas desincentiva os fazendeiros a entregarem suas terras para a redistribuição promovida pela reforma agrária. 
c) A grande corrupção dos movimentos que lutam em prol da reforma agrária, o que acaba resultando na não redistribuição das terras conquistadas. 
d) O custo de manutenção dos assentados, pois, mais do que apenas desapropriar e redistribuir terras, a reforma agrária tem que dar condições para o camponês produzir nas terras adquiridas.

Resposta: Letra D.
Mais do que redistribuir terras, o Governo precisa garantir que o camponês tenha condições de produzir. Isso é feito a partir da concessão de empréstimos com juros baixíssimos para que o camponês compre insumos e o maquinário necessário para a produção agropecuária.

Nenhum comentário: