PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Questão PET - As atividades econômicas foram muito importantes para a organização do espaço

3. As atividades econômicas foram muito importantes para a organização do espaço e ocupação do território brasileiro. Observe os mapas.

a) Quais atividades econômicas se destacavam no Brasil e no Séc. XVI? E no Séc. XVIII?
b) Explique, por meio de um parágrafo, como as atividades econômicas representadas nos mapas influenciaram a expansão do território brasileiro.

Respostas:
a) Séc. XVI: cana-de-açúcar e pau brasil. E no Séc. XVIII, extrativismo vegetal amazônico e pau Brasil
b) A expansão territorial brasileira recebeu diversas influências das atividades econômicas. Nesse período, no intervalo do século XVI, o pau-brasil era o principal objeto de exploração e movimentava toda a economia do país. Nos séculos posteriores esse recurso começou a ficar escasso e os portugueses iniciaram a busca por outras riquezas para o desenvolvimento da economia. Com o passar dos tempos e toda essa movimentação o território já estava ampliado. Nessa época foram iniciadas as plantações da cana-de-açúcar e foram iniciadas as atividades pecuárias. Outro ciclo de riquezas e desenvolvimento do território foi iniciado por volta de 1740 a 1750 já no século XVIII: eram as atividades mineradoras. Extrair recursos minerais do solo brasileiro passou a fazer parte do desejo dos portugueses, o que gerava uma grande expansão do território.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito obrigada
Eu adorei a primeira resposta, mas a segunda e muito grande