PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Questão 49 - UNESP - 2014

Após os atentados de 11 de setembro de 2001, o governo dos Estados Unidos da América aprovou uma série de medidas com o objetivo de proteger os cidadãos americanos da ameaça representada pelo terrorismo internacional. Entre as medidas adotadas pelo governo norte-americano estão 
(A) a realização de acordos de cooperação militar e tecnológica com países aliados no combate ao terrorismo internacional; e a prisão imediata de árabes e muçulmanos que residissem nos Estados Unidos. 
(B) a realização de ataques preventivos a países suspeitos de sediarem grupos terroristas; e a restrição da liberdade e dos direitos civis de suspeitos de associação com o terrorismo. 
(C) a concessão de apoio logístico e financeiro a países que, autonomamente, pudessem combater grupos terroristas em seus territórios; e a preservação dos direitos civis de suspeitos de associação com o terrorismo, que residissem dentro ou fora dos Estados Unidos. 
(D) a realização de ataques preventivos a países suspeitos de sediarem grupos terroristas; e a flexibilização do ingresso nos Estados Unidos de pessoas oriundas de qualquer região do mundo. 
(E) a realização de acordos de cooperação militar e tecnológica com países suspeitos de sediarem grupos terroristas; e a preservação dos princípios de liberdade individual e autonomia dos povos.

Resposta: Letra B.
Comentário: Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos declararam guerra contra o terror. Adotaram uma política hostil em relação aos países cuja politica externa não se alinhava a Washington, e permitiram-se atacar preventivamente países suspeitos de apoiar, de alguma maneira, ações terroristas, além de suprimir os direitos civis e humanos mais elementares a favor de sua segurança.

Nenhum comentário: