PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Árvore raríssima com folhas de 2,5m é achada em Rondônia

Folha da Coccoloba é considerada a maior do mundo pelo Guinness Book. Árvore está dentro do Parque de Ariquemes.

Uma árvore em extinção foi encontrada dentro do Parque Botânico de Ariquemes (RO), a 200 quilômetros de Porto Velho. Trata-se da espécie Coccoloba (Polygonaceae), conhecida por produzir a maior folha dicotiledônea do mundo, com até 2,5 metros de comprimento.
Árvore foi descoberta após engenheiro do parque receber folha gigante — Foto: Rede Amazônica/Reprodução.
Segundo Vilmar Ferreira, engenheiro do parque, a árvore foi descoberta há cerca de dois meses. "Me levaram uma folha grande e eu espantei. Aí constatei ser a Coccoloba, uma espécie endêmica e em extinção", afirma.

ASSISTA:

A árvore encontrada em Ariquemes tem somente um caule e poderá chegar a 13 metros de altura. As folhas ficam na parte superior. Na fase adulta cada folha chega a medir 2,5 metros de comprimento e 1,40m de largura. O Guinness Book considera a folha desta espécie como a maior mundo.

Folha de árvore é considerada a maior do mundo pelo Guinness Book — Foto: Rede Amazônica/Reprodução.
De acordo com o engenheiro, essa é a única árvore da espécie encontrada na reserva de Ariquemes. Ele acredita que Coccoloba do Parque Botânico brotou após ter sido cortada há alguns anos, por engano, durante a revitalização do parque, quando foram abertas as trilhas ecológicas e a Coccoloba ainda era 'filhote'. O local onde está a arvore será demarcado e identificado. A expectativa é que a Coccoloba vire mais um dos atrativos para os turistas do parque.

*Com informações do G1.

Um comentário:

Anônimo disse...

MARAVILHA!!