PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Questão 13 - UFC 2010 – 1ª Etapa

A Geografia busca entender e explicar como se dá a construção do espaço geográfico pela sociedade. A leitura do espaço varia no tempo e de acordo com as concepções ideológicas dos pensadores cujas teorias orientam os estudos geográficos. Sobre estas concepções e o modo como explicariam as condições de pobreza e de desigualdade social no semiárido do Nordeste brasileiro, assinale a alternativa correta.

A) Para o Determinismo Geográfico, a associação de diferentes fatores sociais e econômicos resulta no desequilíbrio social e no subdesenvolvimento do semiárido.

B) Para a Geografia Cultural, as técnicas elementares e o ritmo de trabalho do camponês constituem as principais causas da pobreza da região sertaneja.

C) Para o Possibilismo, a relação mecanicista entre o homem e a natureza definiu o caráter de desigualdade e pobreza dominantes no semiárido.

D) Para a Geografia Crítica, a pobreza do semiárido está relacionada às condições do ambiente o qual apresenta, em grandes áreas, impossibilidade de exploração agropecuária.

E) Para a Geografia Quantitativa, a análise das condições naturais e socioeconômicas, através de métodos matemáticos e estatísticos, explica a pobreza e orienta as ações de combate às secas e aos seus efeitos.

Resposta: Letra E.
Comentário: A alternativa A é incorreta, pois, para o Determinismo Geográfico, o que justifica o desequilíbrio social e o subdesenvolvimento no semiárido são as influências desfavoráveis das condições naturais. Os defensores dessa corrente de pensamento interpretam que o subdesenvolvimento no semiárido é fruto da tropicalidade, ou seja, o clima quente e seco, associado às secas periódicas, são as principais causas da pobreza no Nordeste. A alternativa B é incorreta, pois, para a Geografia Cultural, o modo de vida do homem do campo, suas técnicas e seu ritmo de trabalho bem como a sabedoria popular, adquirida pelas experiências no campo, constituem um rico patrimônio cultural. A alternativa C é incorreta, pois os defensores do Possibilismo criticam a concepção fatalista e mecanicista da relação entre o homem e a natureza. A alternativa D é incorreta, pois, para a Geografia Crítica, a situação de pobreza está relacionada a uma situação de exploração da força de trabalho, em virtude da concentração de terras que tem beneficiado os grupos econômicos exógenos e a oligarquia local. O grande drama do Nordeste é explicado em função da exploração da seca pelos grupos dominantes que controlam a propriedade da terra e em função da comercialização da produção agrícola. A alternativa E é correta. Para a Geografia Quantitativa, as relações entre os elementos da natureza e os fatores socioeconômicos são passíveis de ser expressos em termos numéricos. Os métodos matemáticos e as técnicas estatísticas propiciam uma explicação para os fenômenos geográficos e, de posse desses dados, é valido pensar em ações de combate as secas.

Nenhum comentário: