PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Exercícios de Geografia sobre o Sudão do Sul - com gabarito

Questão 01 - UEFS 2012/2 - A parte sul do antigo Sudão, onde se localiza a região conhecida como Darfur, e hoje tornada oficialmente Sudão do Sul, conquistou sua autonomia frente ao Sudão do Norte, após décadas de lutas, cujas razões principais se agrupam em torno 
A) da repressão pelo governo do norte à caça predatória de animais em extinção, praticada pelas populações do Darfur. 
B) da presença de colonizadores imperialistas de origem belga e alemã no Sudão do Norte e suas campanhas de expansão territorial em direção ao sul. 
C) da política racista de apartheid, praticada pelo governo do norte, em relação às populações do sul. 
D) da disputa pela navegação comercial no rio Nilo, controlada pela Etiópia, pelo Quênia e por Uganda. 
E) do controle de áreas produtoras de petróleo localizadas no sul e de sua diversidade religiosa distinta do norte islamizado.

Questão 02 - CFTMG 2012 - O país nasce a partir de um acordo de paz firmado em 2005, após 12 anos de uma guerra civil que deixou 1,5 milhão de mortos. Apesar de possuir grandes reservas de petróleo, eIe surge como um dos Estados mais pobres do mundo. Sua independência está sendo celebrada sem que as fronteiras entre o sul e o norte já estejam completamente definidas. Fonte: NASSIF Luis, Online. Texto adaptado. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2011. (Adaptado) 
Nesse contexto, as informações referem-se à criação da(o) 
a) Líbia do Sul. 
b) Etiópia do Sul. 
c) Sudão do Sul. 
d) Somália do Sul.

Questão 03 - ESPM 2012 - Observe o texto e o mapa abaixo: Sudão do sul, independente e vulnerável 
No sábado 9, o mundo ganhou um novo país: o Sudão do Sul. A nação, maior que a Bahia, nasce carregando o título do Estado mais pobre do mundo, onde três dos estimados nove milhões de habitantes precisam de ajuda humanitária para se alimentar e 90% vivem com até 50 centavos de dólar por dia (cerca de 0,80 centavos de reais). www.cartacapital.com.br/internacional/sudao-do-sul
Em relação à geografia do novo país, está correto afirmar: 
a) Localizado na África Austral, as ricas jazidas de ferro e cobre apresentam-se como oportunidades futuras em melhores dias para amenizar o alto índice de miséria existente. 
b) Localizado entre a África Oriental e Central, e de maioria cristã e animista em oposição ao norte islâmico, o Sudão do Sul vê no petróleo as melhores perspectivas futuras. 
c) Localizado na África Ocidental, o novo país tem nas áreas de plantation a base da economia exportadora de gêneros tropicais, como cacau e açúcar. 
d) O conflito étnico entre tutsie e hutus levou a um genocídio nesse novo país da África Oriental, cuja separação em duas partes pareceu ser a única solução possível. 
e) O novo país de maioria islâmica localiza-se na África Setentrional e o clima mediterrâneo favorece o cultivo de videiras e oliveiras, os principais produtos de exportação.

Questão 04 - UERN 2012.2  - “Nascido da divisão do Sudão após décadas de guerra civil, o Sudão do Sul é desde a 0h local (18h desta sexta-feira de Brasília) o mais novo país do mundo, o 54º da África e o 193º membro da Organização das Nações Unidas (ONU). A criação do país já é comemorada na madrugada deste sábado na capital Juba. ‘Somos livres! Adeus ao norte, bem-vinda a felicidade!’, gritava Mary Okach, uma cidadã da nova nação.” (http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/no-sabadonasce-o-54o-pais-da-africa-o-sudao-do-sul) 
A guerra civil que levou à divisão do Sudão era 
A) a disputa, entre diversas tribos sudanesas, pelas extensas reservas de diamante presentes em todo o país. 
B) a imposição de uma identidade islâmica aos cristãos, que são maioria no Sul. 
C) a necessidade de melhor administrar política e economicamente o país, visto que o Sudão era o maior país africano. 
D) a discriminação racial existente no país, sendo o Norte de maioria branca e o Sul de maioria negra. 

Questão 05 - Dédalus Concursos - 2018 - CORE-BA - O Conselho de Segurança da ONU impôs no mês de julho de 2018, um embargo de armas ao Sudão do Sul e sanções a dois militares, aumentando a pressão pelo fim da guerra de cinco anos depois do fracasso dos últimos esforços diplomáticos. (Fonte adaptada de Jornal do Brasil: http://www.jb.com.br >acesso em 14 de julho de 2018) 
Com base na notícia acima e utilizando seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta: 
a) A guerra civil do Sudão do Sul teve início durante a primavera árabe no ano de 2013, e a principal reinvindicação dos rebeldes é a renúncia do atual presidente do país Bashar al-Assad. 
b) O Sudão do Sul é uma ilha, que por conta da grave guerra civil do país sofre com uma crise humanitária.
c) O Sudão do Sul sofre uma guerra civil desde 2013, iniciada pouco tempo depois de o país obter sua independência do Sudão. 
d) O Sudão do Sul é o país mais pobre do continente Asiático. 

Questão 06 - VUNESP - 2012 - SAP-SP - Considere a informação a seguir. O referendo sobre a independência do Sudão do Sul realizou- -se em de 2011. A quase totalidade dos eleitores votou pela separação do sul do Sudão. Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o novo Estado africano. 
A) Exportador de carne bovina, e a forma de governo é a Monarquia. 
B) Baixa mortalidade infantil, e a maioria da população vive nos centros urbanos. 
C) Carência de reservas hídricas, e economia concentrada na extração de diamantes. 
D) Rico em petróleo, mas a maioria da população está abaixo da linha da pobreza. 
E) Exportador de cereais, e a maioria da população é muçulmana.

Questão 07 - O país mais novo do mundo está localizado na África! Em 2011, o _______________ tornou-se oficialmente um país independente, por meio de referendo. Porém, tal processo não impediu o acontecimento de distúrbios políticos e militares no país. Qual o nome do país africano “mais novo do mundo”? 
a) África do Sul. 
b) Marrocos. 
c) Sudão do Sul. 
d) Somália. 
e) Timor-Leste.

Questão 08 - FUNDATEC 2021 - Em 2011 foi criado o Sudão do Sul, após duas décadas de guerra. O conflito foi causado pelas divergências entre: 
A) Hauçás e ibos. 
B) Muçulmanos, cristão e animistas. 
C) Hutus e tútsis. 
D) Hindus e muçulmanos. 
E) Xiitas e sunitas.

GABARITO
01 - E
02 - C
03 - B
04 - B
05 - C
06 - D
07 - C
08 - B

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...