PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Enem 2017 - Questões relacionadas à Geografia - com gabarito

Geografia: Questões do Enem 2017 - com gabarito. Atenção! Você está visualizando as questões na ordem em que aparecem na prova AZUL.
Questão 47 - Enem 2017 - Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome. SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, n, 23, 1999(adaptado). A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948 foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a) 
a) ataque feito pelos japoneses à base militar americana de Pearl Harbor. 
b) desencadeamento da Guerra Fria e de novas rivalidades entre nações. 
c) morte de milhões de soldados nos combates da Segunda Guerra Mundial. 
d) execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazistas. 
e) lançamento de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelas forças norte-americanas.


Questão 50 - Enem 2017 - Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam. competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: www. planalto. gov. br. Acesso em: 27 abr. 2017 A persistência das reivindicações relativas à aplicação desse preceito normativo tem em vista a vinculação histórica fundamental entre 
a) etnia e miscigenação racial. 
b) sociedade e igualdade jurídica. 
c) espaço e sobrevivência cultural. 
d) progresso e educação ambiental. 
e) bem-estar e modernização econômica.

Questão 52 - Enem 2017 - A configuração do espaço urbano da região do Entorno do Distrito Federal assemelha-se às demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas do pais, onde é facilmente identificável a constituição de um centro dinâmico e desenvolvido, onde se concentram as oportunidades de trabalho e os principais serviços, e a constituição de uma região periférica concentradora de população de baixa renda, com acesso restrito às principais atividades com capacidade de acumulação e produtividade, e aos serviços sociais e infraestrutura básica. CAIADO, M. C. A migração intrametropolitana e o processo de estruturação do espaço da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. In: HOGAN, D. J. et al. (Org.). Migração e ambiente nas aglomerações urbanas. Campinas: Nepo/Unicamp, 2002. A organização interna do aglomerado urbano descrito é resultado da ocorrência do processo de 
a) expansão vertical. 
b) polarização nacional. 
c) emancipação municipal. 
d) segregação socioespacial. 
e) desregulamentação comercial.

Questão 53 - Enem 2017 - México, Colômbia, Peru e Chile decidiram seguir um caminho mais curto para a integração regional. Os quatro países, em meados de 2012, criaram a Aliança do Pacífico e eliminaram, em 2013, as tarifas aduaneiras de 90% do total de produtos comercializados entre suas fronteiras. OLIVEIRA, E. Aliança do Pacífico se fortalece e Mercosul fica à sua sombra. O Globo, 24 fev. 2013 (adaptado). 
O acordo descrito no texto teve como objetivo econômico para os países-membros 
a) promover a livre circulação de trabalhadores. 
b) fomentar a competitividade no mercado externo. 
c) restringir investimentos de empresas multinacionais. 
d) adotar medidas cambiais para subsidiar o setor agrícola. 
e) reduzir a fiscalização alfandegária para incentivar o consumo.


Questão 54 - Enem 2017
A leitura dos dados revela que as áreas com maior cobertura vegetal têm o potencial de intensificar o processo de 
a) erosão laminar.
b) intemperismo físico.
c) enchente nas cidades.
d) compactação do solo.
e) recarga dos aquíferos.

Questão 55 - Enem 2017 - O desgaste acelerado sempre existirá se o agricultor não tiver o devido cuidado de combater as causas, relacio - nadas a vários processos, tais como: empobrecimento químico e lixiviação provocados pelo esgotamento causado pelas colheitas e pela lavagem vertical de nutrientes da água que se infiltra no solo, bem como pela retirada de elementos nutritivos com as colheitas. Os nutrientes retirados, quando não repostos, são comumente substituídos por elementos tóxicos, como, por exemplo, o alumínio. LEPSCH, I. Formação e consumação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002 (adaptado). A dinâmica ambiental exemplificada no texto gera a seguinte consequência para o solo agricultável: 
a) Elevação da acidez. 
b) Ampliação da salinidade. 
c) Formação de voçorocas. 
d) Remoção da camada superior. 
e) Intensificação do escoamento superficial.

Questão 56 - Enem 2017 - Os maiores consumidores da infraestrutura logística para exportação no Brasil são os produtos a granel, dentre os quais se destacam o minério de ferro, petróleo e seus derivados e a soja, que, por possuírem baixo valor agregado, e por serem movimentados em grandes volumes, necessitam de uma infraestrutura de grande porte e baixos custos. No caso da soja, a infraestrutura deixa muito a desejar, resultando em enormes filas de navios, caminhões e trens, que, por ficarem grande parte do tempo ociosos nas filas, têm seu custo majorado, onerando fortemente o exportador, afetando sua margem de lucro e ameaçando nossa competitividade interna - cional. FLEURY P. F. A infraestrutura e os desafios logísticos das exportações brasileiras. Rio de Janeiro: CEL; Coppead; UFRJ. 2005 (adaptado). No contexto do início do século XXI, uma ação para solucionar os problemas logísticos da soja apresentados no texto seria a 
a) isenção de impostos de transportes. 
b) construção de terminais atracadouros. 
c) diversificação dos parceiros comerciais. 
d) contratação de trabalhadores portuários. 
e) intensificação do policiamento das rodovias.

Questão 57 - Enem 2017 - A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos países desenvolvidos sem que estes, contudo, percam o comando da economia. Essa mudança implica nova divisão internacional do trabalho, que não é mais apoiada na clara segmentação setorial das atividades econômicas. 
RIO, G. A. P. A espacialidade da economia. In: CASTRO, I. E.: GOMES. P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org. ). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012 (adaptado). 
Nesse contexto, o fenômeno descrito tem como um de seus resultados a 
a) saturação do setor secundário. 
b) ampliação dos direitos laborais. 
c) bipolarização do poder geopolítico. 
d) consolidação do domínio tecnológico. 
e) primarização das exportações globais.

Questão 59 - Enem 2017 - 

As temperaturas médias mensais e as taxas de pluviosidade expressas no climograma apresentam o clima típico da seguinte cidade:
a) Cidade do Cabo (África do Sul), marcado pela reduzida amplitude térmica anual.
b) Sydney (Austrália), caracterizado por precipitações abundantes no decorrer do ano.
c) Mumbai (Índia), definido pelas chuvas monçônicas torrenciais.
d) Barcelona (Espanha), afetado por massas de ar seco.
e) Moscou (Rússia), influenciado pela localização geográfica em alta latitude.

Questão 61 - Enem 2017 -A primeira Guerra do Golfo, genuinamente apoiada pelas Nações Unidas e pela comunidade internacional, assim como a reação imediata ao Onze de Setembro, demonstravam a força da posição dos Estados Unidos na era pós-soviética. HOBSBAWM, E. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2007. Um aspecto que explica a força dos Estados Unidos. apontada pelo texto, reside no(a)
a) poder de suas bases militares espalhadas ao redor do mundo.
b) alinhamento geopolítico da Rússia em relação aos EUA.
c) política de expansionismo territorial exercida sobre Cuba.
d) aliança estratégica com países produtores de petróleo como Kuwait e Irã.
e) incorporação da China à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). 

Questão 68 - Enem 2017 - Ao destruir uma paisagem de árvores de troncos retorcidos, folhas e arbustos ásperos sobre os solos ácidos, não raro laterizados ou tomados pelas formas bizarras dos cupinzeiros, essa modernização lineariza e aparentemente não permite que se questione a pretensão modernista de que a forma deve seguir a função. HAESBAERT, R. “Gaúchos” e baianos no “novo” Nordeste: entre a globalização econômica e a reinvenção das identidades territoriais. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORREA, R. L. (Org.). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. O processo descrito ocorre em uma área biogeográfica com predomínio de vegetação 
a) tropófila e clima tropical. 
b) xerófila e clima semiárido. 
c) hidrófila e clima equatorial. 
d) aciculifoliada e clima subtropical. 
e) semidecídua e clima tropical úmido.

Questão 69 - Enem 2017 - A instalação de uma refinaria obedece a diversos fatores técnicos. Um dos mais importantes é a localização, que deve ser próxima tanto dos centros de consumo como das áreas de produção. A Petrobras possui refinarias estrategicamente distribuídas pelo país. Elas são responsáveis pelo processamento de milhões de barris de petróleo por dia, suprindo o mercado com derivados que podem ser obtidos a partir de petróleo nacional ou importado. MURTA, A. L. S. Energia: o vício da civilização; crise energética e alternativas sustentáveis. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. A territorialização de uma unidade produtiva depende de diversos fatores locacionais. A partir da leitura do texto, o fator determinante para a instalação das refinarias de petróleo é a proximidade a 
a) sedes de empresas petroquímicas. 
b) zonas de importação de derivados. 
c) polos de desenvolvimento tecnológico. 
d) áreas de aglomerações de mão de obra. 
e) espaços com infraestrutura de circulação.

Questão 71 - Enem 2017 - 
Comparando os dados das hidrelétricas, uma características territorial positiva de Belo Monte é o(a) a) reduzido espaço relativo inundado.
b) acentuado desnível do relevo local.
c) elevado índice de urbanização nacional.
d) presença dos grandes parques industriais.
e) proximidade de fronteiras internacionais estratégicas.

Questão 72 - Enem 2017 - 
Trata-se da perda progressiva da produtividade de biomas inteiros, afetando parcelas muito expressivas dos domínios subúmidos e semiáridos em todas as regiões quentes do mundo. É nessas áreas, ecologicamente transicionais que a pressão sobre a biomassa se faz sentir com muita força, devido à retirada da cobertura florestal, ao superpastoreio e às atividades mineradoras não controladas, desencadeando um quadro agudo de degradação ambiental, refletido pela incapacidade de suporte para o desenvolvimento de espécies vegetais, seja uma floresta natural ou plantações agrícolas. CONTI, J. B. A geografia física e as relações sociedade-natureza no mundo tropical. In: CARLOS; A. F. A. (Org.) Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto 1999 (adaptado). O
 texto enfatiza uma consequência da relação conflituosa entre a sociedade humana e o ambiente que diz respeito ao processo de 
a) inversão térmica. 
b) poluição atmosférica. 
c) eutrofização da água. 
d) contaminação dos solos. 
e) desertificação de ecossistemas.

Questão 73 - Enem 2017 - 
O fenômeno da mobilidade populacional vem, E desde as últimas décadas do século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Esses novos processos se materializam, entre outros aspectos, na dimensão interna, pelo redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias, em detrimento dos grandes centros urbanos; pelos deslocamentos de curta duração e a distâncias menores; pelos movimentos pendulares, que passam a assumir maior relevância nas estratégias de sobrevivência, não mais restritos aos grandes aglomerados urbanos. OLIVEIRA, L. A. P.; OLIVEIRA, A. T. R. Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011 (adaptada). A redefinição dos fluxos migratórios internos no Brasil, no período apontado no texto, tem como causa a intensificação do processo de 
a) descapitalização do setor primário. 
b) ampliação da economia informal. 
c) tributação da área residencial citadina. 
d) desconcentração da atividade industrial. 
e) saturação da empregabilidade no setor terciário.

Questão 75 - Enem 2017 - Palestinos se agruparam em frente a aparelhos de televisão e telas montadas ao ar livre em Ramalah, na Cisjordânia, para acompanhar o voto da resolução que pedia o reconhecimento da chamada Palestina como um Estado observador não membro da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo era esperar pelo nascimento, ao menos-formal. de um Estado palestino. Depois da aprovação da resolução, centenas de pessoas foram à praça da cidade com bandeiras palestinas, soltaram fogos de artifício, fizeram buzinaços e dançaram pelas ruas. Aprovada com 138 votos dos 193 da Assembleia-Geral, a resolução eleva o status do Estado palestino perante a organização. Palestinos comemoram elevação de status na ONU com bandeiras e fogos. Disponível em: http://folha.com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado). A mencionada resolução da ONU referendou o(a)
a) delimitação institucional das fronteiras territoriais.
b) aumento da qualidade de vida da população local.
c) implementação do tratado de paz com os israelenses.
d) apoio da comunidade internacional à demanda nacional.
e) equiparação da condição política com a dos demais países. 

Questão 77 - Enem 2017 - 

Nas imagens constam informações sobre a formação de brisas em áreas litorâneas. Esse processo é resultado de
a) uniformidade do gradiente de pressão atmosférica.
b) aquecimento diferencial da superfície.
c) quedas acentuadas de médias térmicas.
d) mudanças na umidade relativa do ar.
e) variações altimétricas acentuadas.

Questão 80 - Enem 2017 - Com a Lei de Terras de 1850, o acesso à terra só passou a ser possível por meio da compra com pagamento em dinheiro. Isso limitava, ou mesmo praticamente impedia, o acesso à terra para os trabalhadores escravos que conquistavam a liberdade. 
OLIVEIRA, A. U. Agricultura brasileira: transformações recentes. In: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009. 
O fato legal evidenciado no texto acentuou o processo de
a) reforma agrária. 
b) expansão mercantil. 
c) concentração fundiária. 
d) desruralização da elite. 
e) mecanização da produção.

Questão 83 - Enem 2017 -No período anterior ao golpe militar de 1964, os documentos episcopais indicavam para os bispos que o desenvolvimento econômico, e claramente o desenvolvimento capitalista, orientando-se no sentido da justa distribuição da riqueza, resolveria o problema da miséria rural e, Consequentemente, suprimiria a possibilidade do proselitismo e da expansão comunista entre os camponeses. Foi nesse sentido que o golpe de Estado, de 31 de março de 1964, foi acolhido pela igreja. MARTINS, J. S. A política do Brasil: lúmpen e místico. São Paulo: Contexto. 2011 (adaptado). Em que pesem as divergências no interior do clero após a instalação da ditadura civil-militar, o posicionamento mencionado no texto fundamentou-se no entendimento da hierarquia católica de que o(a)
a) luta de classes é estimulada pelo livre mercado.
b) poder oligárquico é limitado pela ação do Exército.
c) doutrina cristã é beneficiada pelo atraso do interior.
d) espaço político é dominado pelo interesse empresarial.
e) manipulação ideológica é favorecida pela privação material. 

Questão 86 - Enem 2017 - O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile, em fevereiro, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos três metros para a oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para a oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente). Revista InfoGNSS, Curitiba, n. 31. 2010. No texto, destaca-se um tipo de evento geológico frequente em determinadas partes da superfície terrestre. Esses eventos estão concentrados em 
a) áreas vulcânicas, onde o material magmático se eleva, formando cordilheiras. 
b) faixas costeiras, onde o assoalho oceânico recebe sedimentos, provocando tsunamis. 
c) estreitas faixas de intensidade sísmica, no contato das placas tectônicas, próximas a dobramentos modernos. 
d) escudos cristalinos, onde as rochas são submetidas aos processos de intemperismo, com alterações bruscas de temperatura. 
e) áreas de bacias sedimentares antigas, localizadas no centro das placas tectônicas, em regiões conhecidas como pontos quentes.

Questão 87 - Enem 2017 - 


No dia em que foram colhidos os dados meteorológicos apresentados, qual fator climático foi determinante para explicar os índices de umidade relativa do ar nas regiões Nordeste e Sul? 
a) Altitude, que forma barreiras naturais. 
b) Vegetação, que afeta a incidência solar. 
c) Massas de ar, que provocam precipitações. 
d) Correntes marítimas, que atuam na troca de calor. 
e) Continentalidade, que influencia na amplitude da temperatura.

Questão 89 - Enem 2017 - O comércio soube extrair um bom proveito da intera - tividade própria do meio tecnológico. A possibilidade de se obter um alto, desenho do perfil de interesses do usuário, que deverá levar às últimas consequências o princípio da oferta como isca para o desejo consumista, foi o principal deles. SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das minhas à cibercultura. São Paulo; Paulus, 2003 (adaptado). Do ponto de vista comercial, o avanço das novas tecnologias, indicado no texto, está associado à 
a) atuação dos consumidores como fiscalizadores da produção. 
b) exigência de consumidores conscientes de seus direitos. 
c) relação direta entre fabricantes e consumidores. 
d) individualização das mensagens publicitárias. 
e) manutenção das preferências de consumo.

GABARITO:
47 - D
50 - C
52 - D
53 - B
54 - E
55 - A
56 - B
57 - D
59 - E
61 - A
68 - A
69 - E
71 - A
72 - E
73 - D
75 - D
77 - B
80 - C
83 - E
86 - C
87 - C
89 - D

Um comentário:

Anônimo disse...

18 de 22 :)

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...