Quando ouvimos o nome de Carl Sagan, imediatamente pensamos em ciência. Carl Edward Sagan foi um dos divulgadores científicos mais populares nos anos 70 e 80, tudo graças à sua série de televisão "Cosmos", uma das suas tentativas de tornar a ciência e o conhecimento científico acessíveis e interessantes para todos os públicos.
Carl Sagan: um dos maiores divulgadores de ciência de todos os tempos. |
Nascido em 9 de novembro de 1934 na cidade de Nova York, Carl Sagan não era apenas um divulgador científico reconhecido, também era pesquisador, astrônomo, cosmologista, astrofísico e escritor. Entre outras coisas, fez estudos sobre a atmosfera de Vênus e foi um dos primeiros cientistas a estudar o efeito estufa em uma escala planetária. Nós compartilhamos algumas das suas frases mais cativantes sobre ciência e o conhecimento científico.
- A ciência é muito mais do que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.
- Na ciência, a única verdade sagrada é que não há verdades sagradas.
- A ciência não é perfeita, muitas vezes é mal utilizada, é apenas uma ferramenta, mas é a melhor ferramenta que temos: ela se corrige, está sempre evoluindo e pode ser aplicada a tudo. Com essa ferramenta podemos conquistar o impossível.
- Alegações extraordinárias, exigem evidências extraordinárias.
- Dentro de um milênio, nossa época será lembrada como o momento em que nós nos afastamos da Terra pela primeira vez e contemplamos o nosso planeta como um ponto azul pálido quase perdido em um imenso mar de estrelas.
- Às vezes eu acho que há vida em outros planetas, e às vezes acho que não. Em ambos os casos, a conclusão é surpreendente.
- A Terra é um lugar muito bonito para nossos olhos. Mas essa beleza foi esculpida pela mudança: a mudança suave, quase imperceptível, e a mudança súbita e violenta. No cosmos, tudo pode mudar.
- O cosmos é tudo o que é, tudo o que foi e tudo o que será.
- A curiosidade e o desejo de resolver dilemas são a marca de nossa espécie.
- Nós crescemos em uma sociedade baseada em ciência e tecnologia e em que ninguém sabe nada sobre essas questões.
Fonte: National Geographic (em espanhol).
Um comentário:
Carl Sagan era agnóstico ou ateu militante e tinha um altíssimo QI de 170.
Postar um comentário