PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Questão - UNICAMP 2024 - Desde sua independência, em 1956, o Sudão tem sido assolado por guerras civis.

Desde sua independência, em 1956, o Sudão tem sido assolado por guerras civis. Com a criação do Sudão do Sul, em 2011, o Sudão perde parte de seu território, passando a enfrentar conflitos por delimitação de fronteira com o novo país vizinho. Soma-se a isso uma grave crise política interna, iniciada em 2023, cujos confrontos armados levam a um deslocamento interno massivo da população do país. A partir de seus conhecimentos e do mapa ao lado, responda às questões a seguir. 


a) Qual potência europeia colonizou o Sudão a partir do final do século XIX? Aponte ao menos três fatores responsáveis pela recorrência de guerras civis no Sudão após a independência. 

b) Indique o recurso natural que tem sido disputado entre Sudão e Sudão do Sul. Explique como a configuração territorial relacionada à exploração desse recurso acirrou o conflito entre esses países.

RESPOSTA:
a) O Sudão foi conquistado pelo Reino Unido na primeira metade do século XIX. A instabilidade política do país decorre [I] do diferentes grupos étnicos e nações que, com o advento da independência, passaram a lutar pelo controle do país e para afirmar seu direito pela autodeterminação; [II] da desigual distribuição e apropriação dos recursos naturais; [III] da fragilidade das instituições democráticas, decorrente das sucessivas rupturas causadas por golpes de Estado. 

b) O principal recurso natural do Sudão do Sul é o petróleo. O conflito entre o Sudão e o Sudão do Sul, remanescente dos conflitos que determinaram a cisão do Sudão (os conflitos étnico-religiosos), deve-se ao fato de as áreas de exploração de petróleo se localizar na fronteira desses países, onde os campos são de domínio comum.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...